Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63088

Compartilhe esta página

Título: Dificuldades de atuação no mercado de trabalho com o conteúdo ministrado nas disciplinas de Contabilidade Financeira: percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): ANDRADE, Alyson Matheus da Silva
Palavras-chave: Contabilidade Financeira; Mercado de trabalho; Universidade Federal de Pernambuco
Data do documento: 9-Abr-2025
Citação: ANDRADE, Alyson Matheus da Silva. Dificuldades de atuação no mercado de trabalho com o conteúdo ministrado nas disciplinas de Contabilidade Financeira: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) quanto às dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho em relação ao conteúdo abordado nas disciplinas de Contabilidade Financeira. Por meio de uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário a 38 alunos do 7o e 8o períodos, observou-se que, embora a maioria esteja satisfeita com a didática dos docentes, muitos apontam a ausência de práticas aplicadas como uma deficiência no processo de ensino- aprendizagem. Em relação às Demonstrações Contábeis, os alunos se sentem mais preparados para elaborar e interpretar a DRE e o Balanço Patrimonial, mas revelam insegurança diante de outras demonstrações. A apuração do resultado do exercício foi identificada como o conteúdo mais presente na prática profissional, enquanto a reavaliação de ativos e passivos foi a menos vivenciada. Além disso, os discentes reconheceram a importância da formação acadêmica para o aproveitamento de treinamentos profissionais. Por fim, foi apontada a necessidade de revisão da matriz curricular do curso, com o intuito de torná-la mais aderente às exigências do mercado. Nesse sentido, o estudo reforça a importância de um alinhamento mais efetivo entre a formação acadêmica e as competências requeridas pela prática profissional, além de sugerir a realização de pesquisas futuras que contemplem outras áreas da contabilidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63088
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alyson Matheus da Silva Andrade.pdf635,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons