Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63124

Compartilhe esta página

Título: Análise comparativa da composição gravimétrica e estimativa de emissões dos resíduos sólidos urbanos entre diferentes mesorregiões de Pernambuco
Autor(es): SILVA, Inaldo Henrique Pereira da
Palavras-chave: Gestão de resíduos; Gravimetria; Valorização de resíduos
Data do documento: 20-Mar-2025
Citação: SILVA, Inaldo Henrique Pereira da. Análise comparativa da composição gravimétrica e estimativa de emissões dos resíduos sólidos urbanos entre diferentes mesorregiões de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A crescente geração de resíduos e seus impactos atrelados têm se tornado cada vez mais visíveis e desafiadores. Este estudo analisou a composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos em quatro municípios pernambucanos – Agrestina, Chã de Alegria, Recife e Sertânia –, comparando os resultados com o último levantamento oficial do Plano Estadual de Resíduos Sólidos e avaliar a influência de fatores socioeconômicos na geração de resíduos. Utilizando o método de quarteamento, a pesquisa revelou que a fração orgânica ainda é predominante, mas com tendência de redução, refletindo mudanças nos hábitos de consumo e no aumento de materiais recicláveis. A geração per capita variou significativamente, com Recife apresentando a maior taxa (1,46 kg/hab/dia) e Sertânia a menor (0,30 kg/hab/dia), em correlação com o nível de renda. Além disso, o teor de umidade dos resíduos diferiu entre os municípios devido a fatores climáticos e à composição dos materiais. A presença de resíduos perigosos e recicláveis descartados inadequadamente destacou a necessidade de aprimorar políticas públicas e estimular iniciativas como coleta seletiva e logística reversa. Por fim, a análise estimativa de emissões reforçou a importância de uma gestão de resíduos eficiente para mitigar os impactos ambientais gerados pela disposição. Conclui-se que a caracterização gravimétrica é fundamental para estratégias sustentáveis de gestão de resíduos, alinhadas à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63124
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Ciências Ambientais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Inaldo Henrique Pereira da Silva.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons