Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63151

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPESSOA, Ana Claudia Rodrigues Gonçalves-
dc.contributor.authorSILVA, Natasha Walkyria Sena da-
dc.date.accessioned2025-05-13T18:40:25Z-
dc.date.available2025-05-13T18:40:25Z-
dc.date.issued2025-04-02-
dc.date.submitted2025-05-06-
dc.identifier.citationSILVA, Natasha Walkyria Sena da. Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em Pernambuco: O que Dizem os Professores e Formadores Municipais da Educação Infantil sobre os Impactos do Programa na sua Prática. 2025. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63151-
dc.description.abstractO artigo tem como objetivo analisar o processo de apropriação ou a ressignificação por parte dos formadores municipais e professores cursistas do LEEI no que diz respeito ao trato da leitura e escrita na educação infantil. Em vista de compreender como os formadores e professores cursistas percebem a proposta do LEEI nos encontros formativos e como os formadores e professores ressignificam suas aprendizagens em suas práticas sobre influencia da formação continuada para os professores da educação infantil, através do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em Pernambuco. Os dados obtidos, foram realizados a partir de questionários respondidos por 3 professores formadores municipais e 10 professores cursistas de diferentes redes municipais do Estado. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa e utiliza como recurso metodológico a análise de conteúdo (Bardin,1977). Os resultados alcançados, nos revelam as percepções dos professores formadores e cursistas sobre a proposta do curso formativo e as aprendizagens vivenciadas no curso no impacto das práticas, tanto na construção com outros educadores, quanto das professoras cursistas da educação infantil perante a ação de leitura e escrita nas práticas pedagógicas com crianças de 4 a 5 anos.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectLeitura e Escritapt_BR
dc.titleFormação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em Pernambuco: O que Dizem os Professores e Formadores Municipais da Educação Infantil sobre os Impactos do Programa na sua Práticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCORDEIRO, Dilian Rocha-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5852036322781068pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7067577040419696pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7051605895310772pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_TCC2__NATASHA_WALKYRIA_(REVISAO_FINAL)_(1)_assinado.pdf265,8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons