Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63151
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PESSOA, Ana Claudia Rodrigues Gonçalves | - |
dc.contributor.author | SILVA, Natasha Walkyria Sena da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T18:40:25Z | - |
dc.date.available | 2025-05-13T18:40:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Natasha Walkyria Sena da. Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em Pernambuco: O que Dizem os Professores e Formadores Municipais da Educação Infantil sobre os Impactos do Programa na sua Prática. 2025. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63151 | - |
dc.description.abstract | O artigo tem como objetivo analisar o processo de apropriação ou a ressignificação por parte dos formadores municipais e professores cursistas do LEEI no que diz respeito ao trato da leitura e escrita na educação infantil. Em vista de compreender como os formadores e professores cursistas percebem a proposta do LEEI nos encontros formativos e como os formadores e professores ressignificam suas aprendizagens em suas práticas sobre influencia da formação continuada para os professores da educação infantil, através do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em Pernambuco. Os dados obtidos, foram realizados a partir de questionários respondidos por 3 professores formadores municipais e 10 professores cursistas de diferentes redes municipais do Estado. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa e utiliza como recurso metodológico a análise de conteúdo (Bardin,1977). Os resultados alcançados, nos revelam as percepções dos professores formadores e cursistas sobre a proposta do curso formativo e as aprendizagens vivenciadas no curso no impacto das práticas, tanto na construção com outros educadores, quanto das professoras cursistas da educação infantil perante a ação de leitura e escrita nas práticas pedagógicas com crianças de 4 a 5 anos. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Leitura e Escrita | pt_BR |
dc.title | Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em Pernambuco: O que Dizem os Professores e Formadores Municipais da Educação Infantil sobre os Impactos do Programa na sua Prática | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CORDEIRO, Dilian Rocha | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5852036322781068 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7067577040419696 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7051605895310772 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_TCC2__NATASHA_WALKYRIA_(REVISAO_FINAL)_(1)_assinado.pdf | 265,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons