Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63151

Compartilhe esta página

Título: Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em Pernambuco: O que Dizem os Professores e Formadores Municipais da Educação Infantil sobre os Impactos do Programa na sua Prática
Autor(es): SILVA, Natasha Walkyria Sena da
Palavras-chave: Educação Infantil; Formação Docente; Leitura e Escrita
Data do documento: 2-Abr-2025
Citação: SILVA, Natasha Walkyria Sena da. Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em Pernambuco: O que Dizem os Professores e Formadores Municipais da Educação Infantil sobre os Impactos do Programa na sua Prática. 2025. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O artigo tem como objetivo analisar o processo de apropriação ou a ressignificação por parte dos formadores municipais e professores cursistas do LEEI no que diz respeito ao trato da leitura e escrita na educação infantil. Em vista de compreender como os formadores e professores cursistas percebem a proposta do LEEI nos encontros formativos e como os formadores e professores ressignificam suas aprendizagens em suas práticas sobre influencia da formação continuada para os professores da educação infantil, através do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em Pernambuco. Os dados obtidos, foram realizados a partir de questionários respondidos por 3 professores formadores municipais e 10 professores cursistas de diferentes redes municipais do Estado. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa e utiliza como recurso metodológico a análise de conteúdo (Bardin,1977). Os resultados alcançados, nos revelam as percepções dos professores formadores e cursistas sobre a proposta do curso formativo e as aprendizagens vivenciadas no curso no impacto das práticas, tanto na construção com outros educadores, quanto das professoras cursistas da educação infantil perante a ação de leitura e escrita nas práticas pedagógicas com crianças de 4 a 5 anos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63151
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_TCC2__NATASHA_WALKYRIA_(REVISAO_FINAL)_(1)_assinado.pdf265,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons