Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63172

Comparte esta pagina

Título : Terapia fotodinâmica como alternativa frente a candidíase oral: análise do potencial sinérgico do azul de metileno e fluconazol
Autor : SANTOS, Gabriel Nascimento dos
Palabras clave : Azul de metileno; Candida; Candidíase oral; Fluconazol; Terapia fotodinâmica; Sinergismo
Fecha de publicación : 27-ene-2025
Citación : SANTOS, Gabriel Nascimento dos. Terapia fotodinâmica como alternativa frente a candidíase oral: análise do potencial sinérgico do azul de metileno e fluconazol. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Farmácia - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A candidíase oral engloba uma pluralidade de manifestações clínicas causadas por Candida sp. na mucosa oral, cujo tratamento com agentes como o fluconazol pode ter sua eficácia comprometida pela resistência microbiana. Nesse sentido, a terapia fotodinâmica, que consiste na geração de espécies reativas de oxigênio, que possuem atividade antimicrobiana, partir de fonte de luz apropriada, fotossensibilizador, como o azul de metileno, e oxigênio, demonstra-se promissora, sendo necessário estudos para a compreensão da atuação sinérgica dessas ferramentas. Neste estudo, três isolados de candidíase oral, Candida albicans URM 7094, Candida albicans 7095 e Candida nivariensis URM 8632, junto a cepa controle Candida krusei ATCC 6258 foram submetidos ao teste de susceptibilidade ao fluconazol de acordo com o documento 7.3.2 do EUCAST para determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) dessas cepas. Para o ensaio de inativação fotodinâmica, suspensões fúngicas foram incubadas em escuro por 30 minutos, sob exposição ao azul de metileno 50 μM e irradiadas por 2,5, 5 e 10 minutos, com dose total de energia de 6,09, 13,08 e 27,52 J.cm-2 respectivamente. Visando avaliar o potencial sinérgico, sistemas irradiados na presença do azul de metileno, bem como sistemas controles foram submetidos ao fluconazol de acordo com o documento 7.3.2 do EUCAST. Nos testes de susceptibilidade ao fluconazol, C. krusei ATCC 6258, C. nivariensis URM 8632 e C. albicans URM 7094 foram consideradas resistentes, enquanto que C. albicans URM 7095 foi considerada sensível. Não foi observado inibição do crescimento fúngico nos parâmetros utilizados através da terapia fotodinâmica, exceto para C. albicans URM 7095, cujo tratamento resultou em redução de até 1,2 Log10 de UFC.mL-1 após 10 minutos de irradiação em comparação aos controles. Em relação a avaliação do potencial sinérgico, não houve diferença na CIM das cepas nos grupos controles, entretanto, para o grupo teste, sob 10 minutos de irradiação, C. nivariensis URM 8632 e C. albicans URM 7094 sofreram redução de metade da sua CIM frente ao fluconazol, enquanto que a CIM de C. krusei ATCC 6258 reduziu em um quarto e a de C. albicans URM 7095 reduziu em ao menos 1:16 em comparação aos controles. Conclui-se, portanto, que o uso da terapia fotodinâmica com azul de metileno possibilitou o aumento da susceptibilidade ao fluconazol em cepas Candida sp. isoladas a partir de casos de candidíase oral.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63172
Aparece en las colecciones: (TCC) - Farmácia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Gabriel Nascimento dos Santos.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-05-11
1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons