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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63178

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dc.contributor.advisorCABRAL, Jaime Joaquim da Silva Pereira-
dc.contributor.authorSILVA JUNIOR, Marcos Antonio Barbosa da-
dc.date.accessioned2025-05-13T22:14:12Z-
dc.date.available2025-05-13T22:14:12Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Marcos Antonio Barbosa da. Estratégias de adaptação da infraestrutura de drenagem urbana às mudanças climáticas na bacia do canal Derby-Tacaruna em Recife - PE. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63178-
dc.description.abstractOs efeitos das alterações climáticas globais têm provocado impactos significativos nos sistemas de drenagem urbana das grandes cidades. Tal situação fica mais agravada em áreas de planícies costeiras e estuarinas, como é o caso do Recife-PE, que figura entre as vinte cidades mais vulneráveis do mundo às mudanças do clima devido à ocupação urbana desordenada, pluviosidade elevada, baixa altitude e drenagem vulnerável às oscilações de maré. Assim, discussões acerca de medidas adaptativas para a infraestrutura de drenagem urbana são necessárias e urgentes na agenda política da cidade. Como contribuição a essa temática, esta Tese avaliou estratégias de adaptação da infraestrutura de drenagem urbana na bacia do canal Derby-Tacaruna, que visem o enfrentamento às mudanças do clima a partir de cenários de elevação de nível do mar e aumento da intensidade das chuvas. Para isso, inicialmente, fez-se um prognóstico do clima da cidade, baseado: na detecção de tendências em séries temporais hidroclimáticas, por meio de regressão linear simples e testes de Mann-Kendall e Curvatura de Sen, usando o software estatístico acoplado a planilhas eletrônicas, o XLSTAT; e nas projeções climáticas do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), regionalizadas para o local por meio dos modelos Eta-MIROC5, Eta-HadGEM2-ES e Eta-CanESM2. Também foram implantadas 4 estações para o monitoramento do nível d’água e dos remansos de maré na macrodrenagem da área estudada, com medições a cada 15 minutos, para um ano hidrológico (2021-2022). Tais dados deram subsídios à construção de cenários de mudança do clima, que contemplou horizontes temporais de 2040, 2070 e 2100, e permitiu uma análise de vulnerabilidade local atual e futura, com o software SWMM (Storm Water Management Model). O prognóstico indicou algumas tendências positivas, com significância estatística, nas séries temporais hidroclimáticas de precipitação e temperatura para o Recife (1961-2017), acendendo um alerta para o aumento da ocorrência de chuvas extremas (≥100mm/24h). Na modelagem hidráulico-hidrológica, foram propostas, simuladas e analisadas 2 estratégias: 1 – funcionamento da comporta do Eixo Sul e aumento de infraestrutura verde, com 25% de Taxa de Solo Natural nos lotes; e 2 – aumento da capacidade de bombeamento na estação existente e inclusão de nova estação. Na Estratégia 1, para a chuva de 127,7 mm e amplitude de maré de 1,40 m, observou-se reduções médias de 24,48%, 17,6% e 10% nos níveis d’água do canal para cenários F1 (2040), F2 (2070) e F3 (2100), respectivamente. Para a Estratégia 2, com bombeamento de 6,48 m3/s, não haveria transbordamento do canal na área do Parque Amorim, para chuvas com intensidades menores que 10 mm/h. Em suma, com esta Tese, espera-se contribuir na divulgação do desempenho de infraestruturas adaptativas na de drenagem de cidades costeiras e estuarinas, e no caso do Recife, servir de referência aos gestores locais na tomada de decisão e na definição de alternativas viáveis em cenários de mudança do clima.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDrenagem urbanapt_BR
dc.subjectClimapt_BR
dc.subjectSWMMpt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.titleEstratégias de adaptação da infraestrutura de drenagem urbana às mudanças climáticas na bacia do canal Derby-Tacaruna em Recife - PEpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3975447060662940pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2072476094919725pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThe effects of global climate change have had a significant impact on the urban drainage systems of large cities. This situation is more aggravated in coastal plain and estuarine areas, such as Recife-PE, which ranks among the twenty most vulnerable cities in the world to climate change due to disorderly urban occupation, high rainfall, low altitude and drainage vulnerable to tidal oscillations. Discussions about adaptive measures for urban drainage infrastructure are therefore urgently needed on the city's political agenda. As a contribution to this theme, this thesis evaluated adaptation strategies for urban drainage infrastructure in the Derby-Tacaruna canal basin, aimed at coping with climate change based on scenarios of rising sea levels and increased rainfall intensity. To this end, a prognosis of the city's climate was initially made, based on: the detection of trends in hydroclimatic time series, by means of simple linear regression and Mann-Kendall and Sen's Curvature tests, using statistical software coupled to electronic spreadsheets, XLSTAT; and IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) climate projections, regionalized for the site using the Eta-MIROC5, Eta-HadGEM2-ES and Eta-CanESM2 models. Four stations were also set up to monitor water levels and tidal backwaters in the macro-drainage of the area studied, with measurements every 15 minutes for one hydrological year (2021-2022). This data was used to build climate change scenarios, which included time horizons of 2040, 2070 and 2100, and allowed for an analysis of current and future local vulnerability, using the SWMM (Storm Water Management Model) software. The prognosis indicated some positive trends, with statistical significance, in the hydroclimatic time series of precipitation and temperature for Recife (1961-2017), raising the alarm about the increase in the occurrence of extreme rainfall (≥100mm/24h). In the hydraulic-hydrological modeling, 2 strategies were proposed, simulated and analyzed: 1 - operation of the Southern Axis sluice gate and increase in green infrastructure, with a 25% Natural Soil Rate on the lots; and 2 - increase in pumping capacity at the existing station and inclusion of a new station. In Strategy 1, for 127.7 mm of rain and a tidal range of 1.40 m, there were average reductions of 24.48%, 17.6% and 10% in the canal's water levels for scenarios F1 (2040), F2 (2070) and F3 (2100), respectively. For Strategy 2, with pumping of 6.48 m3/s, there would be no overflow of the canal in the Amorim Park area, for rainfall intensities of less than 10 mm/h. In short, this thesis hopes to contribute to the dissemination of the performance of adaptive drainage infrastructures in coastal and estuarine cities, and in the case of Recife, to serve as a reference for local managers when making decisions and defining viable alternatives in climate change scenarios.pt_BR
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