Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63191

Compartilhe esta página

Título: Aplicação das ferramentas de MFV e fluxo de processos à avaliação ergonômica preliminar : ênfase no mapeamento de riscos em uma indústria
Autor(es): PEREIRA, Alexandre Luiz Albuquerque
Palavras-chave: Mapeamento de fluxo de valor; Fluxo de processos; Ergonomia; Riscos; Lean; Indústria
Data do documento: 26-Jun-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PERERA, Alexandre Luiz Albuquerque. Aplicação das ferramentas de MFV e fluxo de processos à avaliação ergonômica preliminar: ênfase no mapeamento de riscos em uma indústria. 2024. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho visa aplicar ferramentas lean à avaliação ergonômica preliminar com ênfase no mapeamento de riscos. Atualmente os setores com fluxo de processos complexos geram dificuldades para a equipe de saúde e segurança do trabalho e colaboradores envolvidos a identificar exatamente em que parte do processo encontra-se o risco, sabe-se do risco, do colaborador, da função, atividades, mas identificar qual etapa do processo gera maior risco não é tarefa fácil. Diante disto, foi elaborado o mapa de fluxo de valor (MFV) na avaliação ergonômica preliminar (AEP) em um setor de linha de produção de latas de uma fábrica de bebidas. O MFV é ́uma das ferramentas lean que contribui para a identificação de desperdicios e oportunidades de melhoria de um processo. A ferramenta tem como primícias a utilização de ícones (figuras) para facilitar a visualização do processo como um todo, a sua utilização na AEP consistiu em acrescentar figuras que tivessem relação aos riscos ergonômicos de origem física, cognitiva e/ou organizacional, desta forma, tornaria mais didática e facilitaria visualização riscos ergonômicos. O estudo foi de campo desde o levantamento das informações à elaboração do MFV, apresentação aos participantes e aplicação do questionário de compreensão do mapa. O MFV da linha de produção de latas associado aos ícones dos riscos ergonômicos geraram resultados positivos, pois 4 dos participantes responderam que gostariam de usar o mapa visual do fluxo das tarefas realizadas no posto de trabalho com frequência, acham o mapa de fácil interpretação, que é didático e integrado, que a maioria dos profissionais interpretariam o rapidamente e 5 responderam que consegue entender os ícones (figuras) em cada etapa do processo e que pode ser utilizado como informativo para funcionários. Conclui-se que o mapeamento de fluxo de valor (MFV) elaborado, se mostrou uma técnica importante para complementar uma avaliação ergonômica preliminar (AEP), demonstrando-se uma ferramenta eficaz na identificação dos riscos ergonômicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63191
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Alexandre Luiz Albuquerque Pereira.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons