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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63194
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MELO, Nélio Vieira de | - |
dc.contributor.author | LIRA, Itallo Tavares de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-14T10:49:26Z | - |
dc.date.available | 2025-05-14T10:49:26Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-23 | - |
dc.identifier.citation | LIRA, Itallo Tavares de. A inteligência artificial como ferramenta educativa na formação docente: um olhar a partir da licenciatura em Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste – UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63194 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo investigar como a inteligência artificial tem contribuído para a formação docente na visão dos licenciandos em Pedagogia do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Como aporte teórico, baseamo-nos na teoria do pensamento complexo de Edgar Morin, relacionando-a aos conceitos da sociedade em rede de Manuel Castells e à cibercultura de Pierre Lévy, além de trazer outros autores para estabelecer um recorte sobre a era digital e seus nuances que permeiam a IA, e como esse cenário adentra a formação docente. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória. Como ferramenta para coleta de dados, utilizamos um questionário online, com questões abertas e fechadas, tendo como público-alvo os alunos do 5º ao 9º período, compreendendo sua aproximação com o ambiente profissional, decorrente dos estágios obrigatórios, e que já se aproximaram ou vivenciaram parte significativa do curso. Utilizamos, enquanto análise, a análise de conteúdo para compreensão de significados e experiências dos licenciandos. Os resultados indicam que os estudantes ainda possuem um conhecimento superficial sobre as ferramentas de IA, sendo estas vistas como artifícios complementares na formação, usadas para otimizar o tempo acadêmico. Os relatos mostram uma resistência dos docentes à IA, mas, quando utilizada, ela pode promover um ambiente inovador e interativo, sem substituir a mediação docente. Ademais, notamos que a IA é percebida como uma ferramenta valiosa, desde que tenha como base a ética e a criticidade, levando em consideração o aspecto humano no processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 40p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
dc.subject | Complexidade na Educação | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.title | A inteligência artificial como ferramenta educativa na formação docente : um olhar a partir da licenciatura em Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste – UFPE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3605303259488521 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0263427602095239 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to investigate how artificial intelligence has contributed to teacher training from the perspective of Pedagogy students at the Academic Campus of Agreste, Federal University of Pernambuco. The theoretical framework is based on Edgar Morin's theory of complex thinking, relating it to Manuel Castells' concepts of the network society and Pierre Lévy's cyberspace theory, as well as bringing in other authors to establish a focus on the digital era and its nuances that permeate AI, and how this scenario is impacting teacher training. Therefore, this is a qualitative and exploratory research. For data collection, we used an online questionnaire with both open and closed questions, targeting students from the 5th to the 9th semester, who have experience with the professional environment through mandatory internships and have already approached or lived a significant part of the course. The data analysis method used was content analysis to understand the meanings and experiences of the students. The results indicate that students still have a superficial understanding of AI tools, seeing them as complementary instruments in their training, used to optimize academic time. The reports show a resistance from teachers towards AI, but when used, it can promote an innovative and interactive environment without replacing teacher mediation. Furthermore, we found that AI is seen as a valuable tool, provided it is grounded in ethics and critical thinking, considering the human aspect in the learning process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC Itallo Tavares de Lira.pdf | 615,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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