Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63194
Share on
Title: | A inteligência artificial como ferramenta educativa na formação docente : um olhar a partir da licenciatura em Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste – UFPE. |
Authors: | LIRA, Itallo Tavares de |
Keywords: | Formação Docente; Inteligência Artificial; Complexidade na Educação; Cibercultura |
Issue Date: | 10-Apr-2025 |
Citation: | LIRA, Itallo Tavares de. A inteligência artificial como ferramenta educativa na formação docente: um olhar a partir da licenciatura em Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste – UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | A presente pesquisa tem como objetivo investigar como a inteligência artificial tem contribuído para a formação docente na visão dos licenciandos em Pedagogia do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Como aporte teórico, baseamo-nos na teoria do pensamento complexo de Edgar Morin, relacionando-a aos conceitos da sociedade em rede de Manuel Castells e à cibercultura de Pierre Lévy, além de trazer outros autores para estabelecer um recorte sobre a era digital e seus nuances que permeiam a IA, e como esse cenário adentra a formação docente. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória. Como ferramenta para coleta de dados, utilizamos um questionário online, com questões abertas e fechadas, tendo como público-alvo os alunos do 5º ao 9º período, compreendendo sua aproximação com o ambiente profissional, decorrente dos estágios obrigatórios, e que já se aproximaram ou vivenciaram parte significativa do curso. Utilizamos, enquanto análise, a análise de conteúdo para compreensão de significados e experiências dos licenciandos. Os resultados indicam que os estudantes ainda possuem um conhecimento superficial sobre as ferramentas de IA, sendo estas vistas como artifícios complementares na formação, usadas para otimizar o tempo acadêmico. Os relatos mostram uma resistência dos docentes à IA, mas, quando utilizada, ela pode promover um ambiente inovador e interativo, sem substituir a mediação docente. Ademais, notamos que a IA é percebida como uma ferramenta valiosa, desde que tenha como base a ética e a criticidade, levando em consideração o aspecto humano no processo de aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63194 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Itallo Tavares de Lira.pdf | 615,47 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License