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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63240

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Jadilson Ramos de-
dc.contributor.authorLIMA, Alaíde Cecília de-
dc.date.accessioned2025-05-14T20:07:04Z-
dc.date.available2025-05-14T20:07:04Z-
dc.date.issued2024-08-01-
dc.identifier.citationLIMA, Alaide Cecília de. O uso de história em quadrinhos para o estudo de sequências recursivas e o desenvolvimento do pensamento algébrico. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63240-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a contribuição de uma História em Quadrinhos como recurso didático para o estudo de sequências recursivas e o desenvolvimento do pensamento algébrico, fundamentando-se na Teoria da Objetivação. Assim, nesta pesquisa envolvemos o pensamento algébrico para o estudo de generalizações de padrões com sequências recursivas com alunos do 8o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino, localizada na Região Metropolitana do Recife. A atividade proposta foi realizada por meio de tarefas expostas em uma História em Quadrinhos, dividida em 3 etapas, cada uma das etapas com uma sequência recursiva e níveis graduais de complexidade. A teoria na qual nos fundamentamos (a Teoria da Objetivação), utiliza-se de três vetores que caracterizam o pensamento algébrico sendo eles, a indeterminação, denotação e analiticidade, sendo o último vetor, o analítico, o que distingue o pensamento algébrico do pensamento aritmético. Durante a atividade, buscamos focar a nossa análise nas estratégias de resolução das tarefas por parte dos alunos, visto que, é por meio da atividade que o saber ele é materializado, transformado e ampliado, assim, acontece as reflexões por parte dos seres humanos mediadas pelos sentidos. Para a teoria, esses sentidos são denominados de meios semióticos de objetivação, pelo fato de a Teoria da Objetivação ser de natureza multimodal, então, foram necessários nos atentarmos aos gestos, desenhos, escritas, movimentos, entre outros meios. Para isso, precisou-se que a atividade fosse capturada por meio de vídeo-gravação. A atividade foi realizada com os 3 grupos (cada um com 3 alunos) que se dispuseram a participar da pesquisa. Embora a turma do 8o ano contasse com 49 alunos, apenas 9 participaram da pesquisa, e apenas 1 grupo, composto por 3 alunas, foi analisado. Infelizmente, os outros dois grupos não atingiram os objetivos necessários para a análise, mesmo com o acompanhamento próximo da professora pesquisadora. Fatores internos e externos ao ambiente de sala de aula que dificultaram o desenvolvimento da pesquisa nesses grupos. Contudo, entendemos que colaboramos por meio da pesquisa, na reflexão do uso dos padrões de generalização para além da sala de aula.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPensamento algébricopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhopt_BR
dc.subjectSequência recursivapt_BR
dc.titleO uso de história em quadrinhos para o estudo de sequências recursivas e o desenvolvimento do pensamento algébricopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2160149549829088pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828404099372063pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the contribution of a comic book as a didactic resource for studying recursive sequences and developing algebraic thinking, based on the Theory of Objectification. The research involved algebraic thinking for studying pattern generalizations with recursive sequences among 8th-grade students from a public school in the Metropolitan Region of Recife. The proposed activity was conducted through tasks presented in a comic book, divided into three stages, each with a recursive sequence and increasing complexity levels. The theoretical framework, the Theory of Objectification, employs three vectors characterizing algebraic thinking: indetermination, denotation, and analyticity, with the latter distinguishing algebraic from arithmetic thinking. During the activity, we focused our analysis on the students' task-solving strategies, as knowledge is materialized, transformed, and expanded through activity, leading to reflections by human beings mediated by the senses. In this theory, these senses are referred to as semiotic means of objectification, since the Theory of Objectification is multimodal in nature. Therefore, we had to pay attention to gestures, drawings, writings, movements, and other means. For this reason, the activity had to be recorded on video. The activity was conducted with three groups (each consisting of three students) who volunteered to participate in the research. Although the 8th-grade class had 49 students, only 9 participated in the study, and only one group, composed of three female students, was analyzed. Unfortunately, the other two groups did not achieve the necessary objectives for analysis, even with the close monitoring of the researcher-teacher. Internal and external factors in the classroom environment hindered the development of the research in these groups. However, we believe that our research contributed to the reflection on the use of generalization patterns beyond the classroom.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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