Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63244
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Matheus Henrique da Fonseca | - |
dc.contributor.author | VILELA, Wallace Seixas | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-14T20:53:33Z | - |
dc.date.available | 2025-05-14T20:53:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
dc.identifier.citation | VILELA, Wallace Seixas. Ensino de guitarra em uma escola de educação profissional e tecnológica em música: uma análise do cenário vivenciado durante a pandemia. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63244 | - |
dc.description.abstract | A partir do reconhecimento dos desafios relacionados à Covid -19 (Coronavírus Disease — 2019) e vivenciados durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE), a presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como se deram os processos educativos-musicais, no âmbito do ensino-aprendizagem de guitarra elétrica, em uma escola de educação profissional e tecnológica em música, denominada EPMX, no período de ERE. Para tal, os objetivos específicos foram: i) analisar as perspectivas, os conceitos e os referenciais que nortearam as práticas dos professores de guitarra da EPMX durante o ERE; ii) Identificar os processos de apropriação tecnológica no ensino de guitarra na EPMX, no período de ERE; iii) analisar os aspectos técnicos instrumentais da guitarra abordados durante o período de ERE. A EPMX, eleita como campo de pesquisa, é localizada em uma capital do nordeste. Os participantes da pesquisa foram dois docentes do curso técnico de guitarra da EPMX, atuantes durante o período de ensino remoto emergencial. Também foram entrevistados dois membros da gestão da instituição. A abordagem da pesquisa empregada foi a qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados: entrevista semiestruturada, realizada com os docentes e gestores da EPMX; análise documental dos planos de aulas propostos pelos professores de guitarra durante o período de ERE, dos documentos oficiais norteadores das atividades no período de ERE, elaborados pela secretaria de educação do estado onde a escola está localizada, análise dos vídeos do canal do YouTube da escola, e dos documentos de caracterização da instituição. O referencial teórico dividiu-se em três eixos temáticos; o primeiro eixo temático trata-se do ensino remoto emergencial e da cultura participativa digital, onde se tomou como referência os autores Barros (2020), Barros e Beltrame (2022), Beltrame (2018), Beltrame et al. (2023), Hodges et al. (2020), Jenkins et al. (2009), Jenkins et al. (2006), Moore et al. (2021), Tobias (2013), Penna (2015), Queiroz (2010), Souza (2021), Torres (2009), Waldron et al. (2020). O segundo eixo temático abarcou os saberes docentes e sua mobilização na prática profissional docente, segundo os autores Maurice Tardif (2014), Gautier et al. (2013), Lee Shulman (1986), Shulman (1987), Shulman (2014), Lee S. Shulman; Judith H. Shulman (2016). O terceiro e último eixo trata da educação profissional e tecnológica (EPT), de acordo com Brasil (1961; 1996; 2014a-e; 2020a-o), Borges e Faria (2015), Coutinho (1997), Lima e Alves (2015), Cunha (2000), Serra (1982), EPMX (2023), Oliveira et al. (2022), IFPE/ Barreiros (2023), CPM (2024). No que diz respeito às perspectivas, conceitos e referenciais que nortearam as práticas docentes durante o ERE, os resultados apontaram que ambos os professores não apresentaram em suas narrativas referenciais que conduziam suas práticas, mas suas experiências mobilizaram ações importantes. Os processos de apropriação tecnológica ocorreram por meio das capacitações promovidas pela gestão, pela comunidade escolar e entre os pares, evidenciando os saberes experienciais. No que tange aos aspectos técnicos instrumentais da guitarra, o Professor 1 e o Professor 2 encontraram desafios iniciais. Porém, suas ações pedagógicas conduziram à realização dos conteúdos propostos por meio das práticas musicais digitais. Concluímos que os saberes docentes relacionados às TDIC, no contexto do ensino/aprendizagem da guitarra em uma escola de educação profissional e tecnológica em música, são estruturados por professores Imigrantes Digitais, contudo, os professores encontraram possibilidades para a realização de suas práticas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject | Cultura participativa digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino de instrumento musical | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica (EPT) | pt_BR |
dc.title | Ensino de guitarra em uma escola de educação profissional e tecnológica em música : uma análise do cenário vivenciado durante a pandemia | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8345924824942765 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1661451730114307 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Música | pt_BR |
dc.description.abstractx | "From the recognition of the challenges related to Covid-19 (Coronavirus Disease — 2019) and experienced during the period of Emergency Remote Learning (ERL), the present research aimed to understand how the educational-musical processes took place in the context of teaching and learning electric guitar at a professional and technological music education school, named EPMX, during the ERL period. The specific objectives were: i) to analyze the perspectives, concepts, and frameworks that guided the guitar teachers' practices at EPMX during the ERL; ii) to identify the technological appropriation processes in electric guitar teaching at EPMX during the ERL period; iii) to analyze the instrumental technical aspects of the guitar addressed during the ERL period. EPMX, chosen as the research field, is located in a capital city in the Northeast region. The research participants were two teachers from the guitar technical course at EPMX, who were active during the emergency remote teaching period. Two members of the institution's management were also interviewed. The research approach employed was qualitative, using the following data collection techniques: semi-structured interviews with the teachers and managers of EPMX; document analysis of the lesson plans proposed by the guitar teachers during the ERL period, official documents guiding activities during the ERL period, prepared by the state education department where the school is located, analysis of videos from the school’s YouTube channel, and institutional characterization documents. The theoretical framework was divided into three thematic axes; the first thematic axis deals with emergency remote learning and digital participatory culture, referencing authors such as Barros (2020), Barros and Beltrame (2022), Beltrame (2018), Beltrame et al. (2023), Hodges et al. (2020), Jenkins et al. (2009), Jenkins et al. (2006), Moore et al. (2021), Tobias (2013), Penna (2015), Queiroz (2010), Souza (2021), Torres (2009), Waldron et al. (2020). The second thematic axis covered teacher knowledge and its mobilization in professional teaching practice, according to authors Maurice Tardif (2014), Gautier et al. (2013), Lee Shulman (1986), Shulman (1987), Shulman (2014), Lee S. Shulman; Judith H. Shulman (2016). The third and final axis deals with professional and technological education (PTE), according to Brasil (1961; 1996; 2014a-e; 2020a-o), Borges and Faria (2015), Coutinho (1997), Lima and Alves (2015), Cunha (2000), Serra (1982), EPMX (2023), Oliveira et al. (2022), IFPE/Barreiros (2023), CPM (2024). Regarding the perspectives, concepts, and frameworks that guided the teaching practices during the ERL, the results indicated that neither of the teachers presented frameworks that guided their practices in their narratives, but their experiences mobilized important actions. The technological appropriation processes occurred through training sessions promoted by management, the school community, and peers, highlighting experiential knowledge. Concerning the instrumental technical aspects of the guitar, both Teacher 1 and Teacher 2 faced initial challenges. However, their pedagogical actions led to the completion of the proposed content through digital musical practices. We conclude that the teachers' knowledge related to ICTs, in the context of teaching/learning the guitar in a professional and technological music education school, is structured by Digital Immigrant teachers; however, the teachers found possibilities to carry out their practices. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Wallace Seixas Vilela.pdf | 5,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons