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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63244

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Título: Ensino de guitarra em uma escola de educação profissional e tecnológica em música : uma análise do cenário vivenciado durante a pandemia
Autor(es): VILELA, Wallace Seixas
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial; Cultura participativa digital; Ensino de instrumento musical; Educação profissional e tecnológica (EPT)
Data do documento: 10-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VILELA, Wallace Seixas. Ensino de guitarra em uma escola de educação profissional e tecnológica em música: uma análise do cenário vivenciado durante a pandemia. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A partir do reconhecimento dos desafios relacionados à Covid -19 (Coronavírus Disease — 2019) e vivenciados durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE), a presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como se deram os processos educativos-musicais, no âmbito do ensino-aprendizagem de guitarra elétrica, em uma escola de educação profissional e tecnológica em música, denominada EPMX, no período de ERE. Para tal, os objetivos específicos foram: i) analisar as perspectivas, os conceitos e os referenciais que nortearam as práticas dos professores de guitarra da EPMX durante o ERE; ii) Identificar os processos de apropriação tecnológica no ensino de guitarra na EPMX, no período de ERE; iii) analisar os aspectos técnicos instrumentais da guitarra abordados durante o período de ERE. A EPMX, eleita como campo de pesquisa, é localizada em uma capital do nordeste. Os participantes da pesquisa foram dois docentes do curso técnico de guitarra da EPMX, atuantes durante o período de ensino remoto emergencial. Também foram entrevistados dois membros da gestão da instituição. A abordagem da pesquisa empregada foi a qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados: entrevista semiestruturada, realizada com os docentes e gestores da EPMX; análise documental dos planos de aulas propostos pelos professores de guitarra durante o período de ERE, dos documentos oficiais norteadores das atividades no período de ERE, elaborados pela secretaria de educação do estado onde a escola está localizada, análise dos vídeos do canal do YouTube da escola, e dos documentos de caracterização da instituição. O referencial teórico dividiu-se em três eixos temáticos; o primeiro eixo temático trata-se do ensino remoto emergencial e da cultura participativa digital, onde se tomou como referência os autores Barros (2020), Barros e Beltrame (2022), Beltrame (2018), Beltrame et al. (2023), Hodges et al. (2020), Jenkins et al. (2009), Jenkins et al. (2006), Moore et al. (2021), Tobias (2013), Penna (2015), Queiroz (2010), Souza (2021), Torres (2009), Waldron et al. (2020). O segundo eixo temático abarcou os saberes docentes e sua mobilização na prática profissional docente, segundo os autores Maurice Tardif (2014), Gautier et al. (2013), Lee Shulman (1986), Shulman (1987), Shulman (2014), Lee S. Shulman; Judith H. Shulman (2016). O terceiro e último eixo trata da educação profissional e tecnológica (EPT), de acordo com Brasil (1961; 1996; 2014a-e; 2020a-o), Borges e Faria (2015), Coutinho (1997), Lima e Alves (2015), Cunha (2000), Serra (1982), EPMX (2023), Oliveira et al. (2022), IFPE/ Barreiros (2023), CPM (2024). No que diz respeito às perspectivas, conceitos e referenciais que nortearam as práticas docentes durante o ERE, os resultados apontaram que ambos os professores não apresentaram em suas narrativas referenciais que conduziam suas práticas, mas suas experiências mobilizaram ações importantes. Os processos de apropriação tecnológica ocorreram por meio das capacitações promovidas pela gestão, pela comunidade escolar e entre os pares, evidenciando os saberes experienciais. No que tange aos aspectos técnicos instrumentais da guitarra, o Professor 1 e o Professor 2 encontraram desafios iniciais. Porém, suas ações pedagógicas conduziram à realização dos conteúdos propostos por meio das práticas musicais digitais. Concluímos que os saberes docentes relacionados às TDIC, no contexto do ensino/aprendizagem da guitarra em uma escola de educação profissional e tecnológica em música, são estruturados por professores Imigrantes Digitais, contudo, os professores encontraram possibilidades para a realização de suas práticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63244
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

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