Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63253

Share on

Title: Uso da modelagem nas aulas de matemática para a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista.
Authors: SILVA, Lucyla Brito da
Keywords: Inclusão; Transtorno do Espectro Autista; Modelagem; Educação Inclusiva; Educação Matemática
Issue Date: 17-Apr-2025
Citation: SILVA,Lucyla Brito da. Uso da modelagem nas aulas de matemática para a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso- Licenciatura em Matemática- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2025.
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem sendo discutido recentemente, devido ao alto número de laudos apresentados em nosso país, com isso, as dificuldades são encontradas em âmbitos diversos, em especial em ambientes escolares, onde as propostas de ensino e metodologias não caminham de forma positiva com as necessidades que os alunos apresentam e necessitam desenvolver. Este trabalho apresenta uma sequência didática desenvolvida para o ensino da geometria espacial com objetivo de analisar a compreensão dos conceitos de geometria espacial em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental com estudantes típicos e um com Transtorno do Espectro Autista, utilizando material de baixo custo em uma turma de 9° ano, com 37 estudantes típicos e um estudante com TEA em uma escola da zona rural de um município do agreste pernambucano. Os resultados indicaram que no decorrer da sequência avanços os estudantes apresentaram nas reflexões e desenvolvimento nas resoluções de situações problemas relacionados a geometria espacial. A experiência garantiu a participação de todos os estudantes, além de contribuir para a inclusão do estudante com TEA.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63253
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Final - Lucyla (2).pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons