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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63269

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Título: Riscos psicossociais sob a perspectiva da psicodinâmica do trabalho na rotina laboral dos professores de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): CAPELLA, Marco Antonio de Carvalho
Palavras-chave: Psicodinâmica do Trabalho; Organização do Trabalho; Estilos de gestão; Danos relacionados ao Trabalho; Sofrimento patogênico no Trabalho; Perfil dos professores
Data do documento: 9-Mai-2025
Citação: CAPELLA, Marco Antonio de Carvalho. Riscos psicossociais sob a perspectiva da psicodinâmica do trabalho na rotina laboral dos professores de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente estudo tem por objetivo identificar os riscos psicossociais que os professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) encontram no seu ambiente laboral, sob a perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva com coleta de dados por meio de aplicação de um questionário denominado PROART – Protocolo de Avaliação de Riscos Psicossociais. O questionário foi enviado por correio eletrônico para 36 professores do curso de Ciências Contábeis da UFPE, tendo alcançado um total de 15 questionários respondidos, representando 41,67% do total. O questionário foi composto por 5 seções: Avaliação do Contexto de Trabalho; Avaliação do Estilo de Gestão da Organização; Avaliação das Vivências em relação ao Trabalho; Avaliação de Problemas Físicos, Psicológicos e Sociais provocados pelo Trabalho; e Identificação do Perfil do docente. De um modo geral, a pesquisa apresentou um resultado positivo quanto aos indicadores de saúde e riscos psicossociais estudados. Em todas as escalas observadas o resultado foi satisfatório, cabendo a única ressalva em relação ao fator de Estilo Coletivista na Escala de Estilo de Gestão que apresentou um resultado mediano. Apesar de esse resultado não poder ser considerado como negativo, requer, entretanto, ações que visem a uma melhoria no que se refere ao engajamento subjetivo dos trabalhadores. Deve-se ressaltar, também, que alguns itens dos fatores das escalas estudadas apresentaram risco médio, o que representa um estado de alerta para os riscos psicossociais no trabalho, demandando intervenções a curto e médio prazo pela instituição.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63269
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

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