Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63279

Compartilhe esta página

Título: A pipa como brinquedo cultural na socialização de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura.
Autor(es): LEMOS, Thomás André Soares de
Palavras-chave: pipa; brinquedo cultural; habilidades socioemocionais; infância; adolescência
Data do documento: 27-Mar-2025
Citação: LEMOS, Thomás André Soares de. A pipa como brinquedo cultural na socialização de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura. 2025. 32 p. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: Este estudo investiga a pipa como brinquedo cultural e sua influência no processo de socialização em crianças e adolescentes. O trabalho de pesquisa o qual foi realizado está baseado numa revisão narrativa da literatura, com os artigos selecionados de fontes acadêmicas como, Scielo, Periódicos UFMG, CORE e no site de pesquisa Google Acadêmico. Após a leitura dos títulos e resumos dos artigos científicos foi realizada a leitura completa dos artigos para sintetizar os conhecimentos disponíveis sobre o assunto apresentado. Foi possível analisar a interseção entre a vivência de soltar pipa e a interação entre crianças e adolescentes de diferentes grupos sociais. Ao se observar os trabalhos analisados, nota-se que a pipa, enquanto brinquedo cultural, transcende fronteiras geográficas e socioeconômicas, sendo uma atividade inclusiva que proporciona às crianças e adolescentes a oportunidade de se envolverem com sua comunidade e herança cultural. Através dessa prática lúdica, eles aprendem a valorizar a tradição, respeitar diferenças e criar laços com outras gerações. Porém, se deve destacar que a crescente urbanização, a tecnologia e até o aumento da violência pode ser uma ameaça e acabar afetando a popularidade dessa prática entre as gerações mais novas e as que estão por vir. A revisão dos trabalhos que foram identificados como elegível para a pesquisa proporcionou a compreensão da relação entre a pipa e as habilidades socioemocionais, o que nos permite considerar que a pipa é um valioso recurso para estimular a expressão de habilidades socioemocionais como colaboração, socialização, criatividade, autoconfiança, controle emocional, empatia, compreensão, cooperação, as quais foram identificadas através de observações e questionários, e que irão contribuir de forma enriquecedora para desenvolvimento das competências socioemocionais de crianças e adolescentes. Se torna importante reconhecer e promover essa tradição cultural, explorando estratégias para integrá-la harmoniosamente ao cenário moderno, por meio da educação e do brincar social, garantindo assim que suas contribuições positivas continuem a beneficiar as gerações atuais e as futuras gerações.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63279
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thomás S. - TCC FINAL.pdf855,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons