Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63296
Compartilhe esta página
Título: | A influência das fundações empresariais na educação pública brasileira: análise do ministério da educação (2023-2024) |
Autor(es): | MAGALHÃES, Maria Vitória Costa |
Palavras-chave: | Atores privados; Educação pública; Fundações empresariais; Ministério da Educação; Privatização |
Data do documento: | 1-Abr-2025 |
Citação: | MAGALHÃES, Maria Vitória Costa Magalhães. A influência das fundações empresariais na educação pública brasileira: análise do Ministério da Educação (2023-2024). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo investigar a presença de atores ligados às fundações empresariais em cargos de liderança do Ministério da Educação (MEC), durante os dois primeiros anos do terceiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, de cunho exploratório, tendo a etnografia das redes como mote analítico. Esta, possibilitou o mapeamento das conexões entre atores e suas redes de influências no campo da política educacional. Os resultados indicam que um número significativo de atores, que ocupam cargos de liderança no MEC, possuíram vínculos com fundações empresariais antes de tomar posse, o que denota forte influência dos interesses do setor privado na proposição das políticas públicas educacionais brasileiras. No arremate, são indicados alguns dos caminhos para uma análise apurada sobre as variadas formas de conjugação do verbo privatizar no campo educacional brasileiro. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63296 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
versao.repositorio.ped.pdf | 633,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons