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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63300
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Título : | Espaço cuidar: anteprojeto de clínica multidisciplinar para crianças com transtornos de neurodesenvolvimento com enfoque na primeira infância no bairro da Imbiribeira, Recife/PE |
Autor : | Bezerra, Marina Couceiro de Carvalho |
Palabras clave : | Arquitetura e saúde; Clínica multidisciplinar; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Primeira infância; Neurodiversidade; Acessibilidade |
Fecha de publicación : | 23-oct-2024 |
Citación : | Bezerra, Marina Couceiro de Carvalho. Espaço Cuidar: anteprojeto de clínica multidisciplinar para crianças com transtornos de neurodesenvolvimento com enfoque na primeira infância no bairro da Imbiribeira, Recife/PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Este trabalho tem como objetivo apresentar a síntese aplicada em um anteprojeto de uma clínica multidisciplinar que investiga como a arquitetura, o mobiliário, o paisagismo e o conforto podem impactar positivamente na experiência de crianças neuroatípicas nesses ambientes. Para alcançar esse objetivo, foi utilizada uma metodologia de revisão bibliográfica sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sobre ambientes projetados para atender às necessidades de crianças dentro desse espectro. Além disso, foi realizado um estudo de caso de uma clínica multidisciplinar que oferece tratamento especializado a essas crianças, contribuindo para a formulação de diretrizes que orientam o projeto arquitetônico. Durante o processo de elaboração do anteprojeto, foi fundamental priorizar o conforto do ambiente construído, dado que o público-alvo apresenta maior sensibilidade auditiva, visual e tátil, além de, em muitos casos, possuir mobilidade reduzida. O paisagismo foi identificado como um elemento central, reconhecendo a importância do contato com a natureza no tratamento de crianças, em especial as que se encontram dentro do espectro autista. Ademais, o desenvolvimento da policlínica enfrenta o desafio de equilibrar o cumprimento das normas estabelecidas pela NBR 9059 e pela RDC 50, enquanto visa promover uma dinâmica de espaço mais fluída, acolhedora e dinâmica para as crianças atendidas, com o objetivo de proporcionar uma experiência otimizada e mais proveitosa. O anteprojeto refere-se a um edifício público com tipologia de pátio, composto por dois pavimentos, que intercalam áreas construídas e espaços livres, sempre com foco na integração com a natureza. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63300 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
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