Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63328
Comparte esta pagina
Título : | O ambiente sociomoral em uma escola de Educação Infantil: reflexões sobre a relação adulto-criança. |
Autor : | SANTANA, Amanda Nascimento |
Palabras clave : | Educação Infantil; Ambientes Sociomorais; Desenvolvimento Moral; Infância |
Fecha de publicación : | 20-dic-2023 |
Citación : | SANTANA, Amanda Nascimento. O ambiente sociomoral em uma escola de Educação Infantil: reflexões sobre a relação adulto-criança. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | Ambiente sociomoral é um termo que compreende a abrangência de todas as relações da criança como importantes para seu desenvolvimento moral, dentre elas, as relações adulto-criança se destacam. Tendo em vista isso, traçamos como objetivo geral a análise das marcas dessas relações no ambiente sociomoral de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Recife. Para atingi-lo realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Utilizamos como instrumento de coleta de dados observações guiadas por diário de campo em uma turma de grupo V, que possuía como responsáveis uma professora e uma estagiária. Obtivemos como resultados uma relação adulto-criança marcada pela centralização do poder na educadora, regras expiatórias, crianças inibidas de participarem da construção de regras, conflitos tomados por lições de morais, reforço ao respeito unilateral, caracterizando-se assim, um ambiente sociomoral coercitivo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63328 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Amanda Nascimento Santana.pdf | 377,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons