Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63349

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSALLES, Conceição Gislane Nóbrega Lima-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Camille Vitória da Silva-
dc.date.accessioned2025-05-26T10:46:15Z-
dc.date.available2025-05-26T10:46:15Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.date.submitted2025-05-08-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Camille Vitória da Silva. O corpo, gestos e movimentos na organização curricular da educação infantil. 2025. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Formação Doscente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63349-
dc.description.abstractA criança através do seu corpo e de seu movimento apresenta inúmeras possibilidades, afinal, é através do corpo e do movimento que a criança explora o mundo ao seu redor, ampliando assim seu repertório de habilidades corporais, sociais e culturais que perpassam sua vida. Nesta direção, a presente pesquisa tem como propósito, analisar a relevância do campo de experiência corpo, gestos e movimentos na organização curricular da Educação Infantil. Esta pesquisa situa-se no campo da Educação Infantil, sendo este de natureza qualitativa, dessa forma, através das entrevistas nos aproximamos por meio das experiências vivenciadas na sala de aula, a partir do campo de experiência “corpo, gestos e movimentos”. O estudo foi dialogado com as contribuições de Lopes (2022), Delmondes e Silva (2018) e Brasil (2017) para discussão sobre o sentido dos campos de experiência na Educação Infantil, e para tratarmos especificamente do corpo, gestos e movimento no contexto educacional da Educação Infantil, utilizamos Azevedo e André (2023), Dos Santos e Moreira (2021) e Meirelles, Eckschmidt e Saura, (2016). Se constatou que o campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” tem sua importância no desenvolvimento infantil, onde se evidencia aprendizagens significativas e com o desenvolvimento de várias habilidades corporais, sociais e culturaispt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectCorpo, Gestos e Movimentospt_BR
dc.titleO corpo, gestos e movimentos na organização curricular da educação infantil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8110858923692305pt_BR
dc.description.abstractxA child, through their body and movement, presents numerous possibilities. After all, it is through the body and movement that the child explores the world around them, thus expanding their repertoire of physical, social, and cultural skills that permeate their life. In this direction, the present research aims to analyze the relevance of the field of experience 'body, gestures, and movements' in the curricular organization of Early Childhood Education. This research is situated within the field of Early Childhood Education and is qualitative in nature. Through interviews, we approach the experiences lived in the classroom from the field of experience 'body, gestures, and movements.' The study was conducted in dialogue with the contributions of Lopes (2022), Delmondes & Silva (2018), and Brasil (2017) to discuss the meaning of fields of experience in EarlyChildhood Education. To specifically address the body, gestures, and movement in the educational context of Early Childhood Education, we used Azevedo & André (2023), Dos Santos & Moreira (2021), and Meirelles, Eckschmidt & Saura (2016). It was found that the field of experience 'Body, Gestures, and Movements' is important for child development, as it highlights significant learning and the development of various physical, social, and cultural skills.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC. Camille Vitória da Silva Medeiros.pdf379,96 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons