Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63349
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALLES, Conceição Gislane Nóbrega Lima | - |
dc.contributor.author | MEDEIROS, Camille Vitória da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T10:46:15Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26T10:46:15Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-08 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Camille Vitória da Silva. O corpo, gestos e movimentos na organização curricular da educação infantil. 2025. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Formação Doscente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63349 | - |
dc.description.abstract | A criança através do seu corpo e de seu movimento apresenta inúmeras possibilidades, afinal, é através do corpo e do movimento que a criança explora o mundo ao seu redor, ampliando assim seu repertório de habilidades corporais, sociais e culturais que perpassam sua vida. Nesta direção, a presente pesquisa tem como propósito, analisar a relevância do campo de experiência corpo, gestos e movimentos na organização curricular da Educação Infantil. Esta pesquisa situa-se no campo da Educação Infantil, sendo este de natureza qualitativa, dessa forma, através das entrevistas nos aproximamos por meio das experiências vivenciadas na sala de aula, a partir do campo de experiência “corpo, gestos e movimentos”. O estudo foi dialogado com as contribuições de Lopes (2022), Delmondes e Silva (2018) e Brasil (2017) para discussão sobre o sentido dos campos de experiência na Educação Infantil, e para tratarmos especificamente do corpo, gestos e movimento no contexto educacional da Educação Infantil, utilizamos Azevedo e André (2023), Dos Santos e Moreira (2021) e Meirelles, Eckschmidt e Saura, (2016). Se constatou que o campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” tem sua importância no desenvolvimento infantil, onde se evidencia aprendizagens significativas e com o desenvolvimento de várias habilidades corporais, sociais e culturais | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Corpo, Gestos e Movimentos | pt_BR |
dc.title | O corpo, gestos e movimentos na organização curricular da educação infantil. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8110858923692305 | pt_BR |
dc.description.abstractx | A child, through their body and movement, presents numerous possibilities. After all, it is through the body and movement that the child explores the world around them, thus expanding their repertoire of physical, social, and cultural skills that permeate their life. In this direction, the present research aims to analyze the relevance of the field of experience 'body, gestures, and movements' in the curricular organization of Early Childhood Education. This research is situated within the field of Early Childhood Education and is qualitative in nature. Through interviews, we approach the experiences lived in the classroom from the field of experience 'body, gestures, and movements.' The study was conducted in dialogue with the contributions of Lopes (2022), Delmondes & Silva (2018), and Brasil (2017) to discuss the meaning of fields of experience in EarlyChildhood Education. To specifically address the body, gestures, and movement in the educational context of Early Childhood Education, we used Azevedo & André (2023), Dos Santos & Moreira (2021), and Meirelles, Eckschmidt & Saura (2016). It was found that the field of experience 'Body, Gestures, and Movements' is important for child development, as it highlights significant learning and the development of various physical, social, and cultural skills. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC. Camille Vitória da Silva Medeiros.pdf | 379,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons