Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63349

Comparte esta pagina

Título : O corpo, gestos e movimentos na organização curricular da educação infantil.
Autor : MEDEIROS, Camille Vitória da Silva
Palabras clave : Educação Infantil; BNCC; Corpo, Gestos e Movimentos
Fecha de publicación : 14-abr-2025
Citación : MEDEIROS, Camille Vitória da Silva. O corpo, gestos e movimentos na organização curricular da educação infantil. 2025. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Formação Doscente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : A criança através do seu corpo e de seu movimento apresenta inúmeras possibilidades, afinal, é através do corpo e do movimento que a criança explora o mundo ao seu redor, ampliando assim seu repertório de habilidades corporais, sociais e culturais que perpassam sua vida. Nesta direção, a presente pesquisa tem como propósito, analisar a relevância do campo de experiência corpo, gestos e movimentos na organização curricular da Educação Infantil. Esta pesquisa situa-se no campo da Educação Infantil, sendo este de natureza qualitativa, dessa forma, através das entrevistas nos aproximamos por meio das experiências vivenciadas na sala de aula, a partir do campo de experiência “corpo, gestos e movimentos”. O estudo foi dialogado com as contribuições de Lopes (2022), Delmondes e Silva (2018) e Brasil (2017) para discussão sobre o sentido dos campos de experiência na Educação Infantil, e para tratarmos especificamente do corpo, gestos e movimento no contexto educacional da Educação Infantil, utilizamos Azevedo e André (2023), Dos Santos e Moreira (2021) e Meirelles, Eckschmidt e Saura, (2016). Se constatou que o campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” tem sua importância no desenvolvimento infantil, onde se evidencia aprendizagens significativas e com o desenvolvimento de várias habilidades corporais, sociais e culturais
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63349
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC. Camille Vitória da Silva Medeiros.pdf379,96 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons