Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63349
Comparte esta pagina
Título : | O corpo, gestos e movimentos na organização curricular da educação infantil. |
Autor : | MEDEIROS, Camille Vitória da Silva |
Palabras clave : | Educação Infantil; BNCC; Corpo, Gestos e Movimentos |
Fecha de publicación : | 14-abr-2025 |
Citación : | MEDEIROS, Camille Vitória da Silva. O corpo, gestos e movimentos na organização curricular da educação infantil. 2025. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Formação Doscente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Resumen : | A criança através do seu corpo e de seu movimento apresenta inúmeras possibilidades, afinal, é através do corpo e do movimento que a criança explora o mundo ao seu redor, ampliando assim seu repertório de habilidades corporais, sociais e culturais que perpassam sua vida. Nesta direção, a presente pesquisa tem como propósito, analisar a relevância do campo de experiência corpo, gestos e movimentos na organização curricular da Educação Infantil. Esta pesquisa situa-se no campo da Educação Infantil, sendo este de natureza qualitativa, dessa forma, através das entrevistas nos aproximamos por meio das experiências vivenciadas na sala de aula, a partir do campo de experiência “corpo, gestos e movimentos”. O estudo foi dialogado com as contribuições de Lopes (2022), Delmondes e Silva (2018) e Brasil (2017) para discussão sobre o sentido dos campos de experiência na Educação Infantil, e para tratarmos especificamente do corpo, gestos e movimento no contexto educacional da Educação Infantil, utilizamos Azevedo e André (2023), Dos Santos e Moreira (2021) e Meirelles, Eckschmidt e Saura, (2016). Se constatou que o campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” tem sua importância no desenvolvimento infantil, onde se evidencia aprendizagens significativas e com o desenvolvimento de várias habilidades corporais, sociais e culturais |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63349 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC. Camille Vitória da Silva Medeiros.pdf | 379,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons