Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63352
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.author | MATOS, Débora da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T12:25:53Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26T12:25:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Débora da Silva. Geogebra e letramento matemático: recursos didáticos para o ensino de funções quadráticas a luz da BNCC e a teoria das situações didáticas. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63352 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação de abordagem qualitativa, com metodologia definida como Pesquisa-Ação, tem como objetivo geral: analisar, sob a perspectiva da Teoria das Situações Didáticas, como a integração da escrita e do GeoGebra, contribui para o aprimoramento do letramento matemático. Para alcançá-lo, tem-se como objetivos específicos a) Propor ambiente pautado na Teoria das situações Didática para o desenvolvimento do letramento matemático; b) Analisar se o uso da Escrita e do GeoGebra auxiliam o letramento matemático; e c) Compor estratégias para a prática docente integrando recursos para o desenvolvimento do letramento matemático. Com o intuito de atingir o que foi proposto, foi realizada uma busca no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES a partir da pesquisa de palavras-chave, para compreender como o desenvolvimento do letramento matemático tem sido estudado. 19 dissertações que eram pertinentes ao tema foram encontradas, e uma das consequências da análise desses trabalhos foi a atenção dada ao letramento matemático para os anos iniciais do ensino fundamental, sem o uso de tecnologias digitais de ensino e aprendizagem. O que nos direciona a pensar em como pode ocorrer essa ação no ensino médio, deste modo, a pergunta desta pesquisa pode ser definida em “Como desenvolver o letramento matemático mediado por uma sequência didática, vinculando-a à escrita e ao GeoGebra de acordo com a BNCC?”. Para respondê-la, foi produzida uma sequência didática a partir da teoria das situações didáticas, de Guy Brosseau, com etapas de ação, formulação, validação e institucionalização, com o emprego da escrita de passos e o software matemático GeoGebra. Ela foi aplicada em uma turma do primeiro ano do ensino médio, pertencente a uma escola estadual localizada no município de Caruaru em Pernambuco, e seu interesse foi avaliar o desenvolvimento do letramento matemático apresentado pela BNCC através da escrita dos alunos durante as atividades. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Letramento matemático | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Teoria das Situações Didáticas | pt_BR |
dc.title | Geogebra e letramento matemático : recursos didáticos para o ensino de funções quadráticas a luz da BNCC e a teoria das situações didáticas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0813238086024481 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation, with a qualitative approach and a methodology defined as Action Research, has the general objective of analyzing, from the perspective of the Theory of Didactic Situations, how the integration of writing and GeoGebra contributes to the improvement of mathematical literacy. To achieve this, the specific objectives are a) proposing an environment based on the Theory of Didactic Situations for the development of mathematical literacy; b) analyzing whether the use of writing and GeoGebra helps mathematical literacy; and c) composing strategies for teaching practice, integrating resources for the development of mathematical literacy. In order to achieve what was proposed, a search was carried out in the CAPES (Catálogo de Teses e Dissertações) keyword research, to understand how the development of mathematical literacy has been studied. Nineteen dissertations that were relevant to the topic were found, and one of the consequences of the analysis of these works was the attention given to mathematical literacy for the initial years of elementary school, without the use of digital technology teaching and learning technologies. This directs us to think about how this action can occur in high school; thus, the question of this research can be defined as 'How to develop mathematical literacy mediated by a didactic sequence, linking it to writing and GeoGebra according to the BNCC?' To answer it, a didactic sequence will be developed based on Guy Brosseau's theory of didactic situations, incorporating steps such as action, formulation, validation, and institutionalization, using writing and the GeoGebra mathematical software. It was applied in a first-year high school class, belonging to a state school located in the municipality of Caruaru in Pernambuco, and its interest will be to evaluate the development of mathematical literacy presented by BNCC through the students' writing during the activities. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Débora da Silva Matos.pdf | 5,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons