Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63370
Compartilhe esta página
Título: | Encontros em Arquitetura: uma análise de como edificações universitárias podem influenciar na geração de novas ideias |
Autor(es): | Lins, Carolina de Mesquita Gouveia |
Palavras-chave: | Edificações Universitárias; Inovação; Sintaxe Espacial; Análise Social do Espaço |
Data do documento: | 22-Out-2024 |
Citação: | Lins, Carolina de Mesquita Gouveia. Encontros em Arquitetura: uma análise de como edificações universitárias podem influenciar na geração de novas ideias. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabalho investiga de que forma a arquitetura dos espaços universitários pode influenciar a geração de encontros e, consequentemente, estimular o surgimento de novas ideias no ambiente acadêmico. Parte-se da compreensão de que a inovação resulta, muitas vezes, de processos interdisciplinares e de encontros informais e não planejados, sendo o espaço construído um agente relevante nesse processo. A pesquisa tem como objeto de análise quatro edificações situadas no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): o Centro de Artes e Comunicação (CAC), o Anexo do Centro de Informática (CIn), o Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) e o Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (LITPEG). A metodologia combina análise sintática espacial, fundamentada na Teoria da Sintaxe Espacial, e mapeamentos comportamentais baseados na observação dos fluxos de pessoas e nos usos dos espaços. Os resultados indicam que edifícios com maior permeabilidade, integração visual e áreas comuns abertas, como o CAC e parte do CTG, favorecem interações espontâneas e, portanto, a troca de conhecimentos e a inovação. Por outro lado, edifícios mais recentes e compartimentados, como o LITPEG e o Anexo do CIn, demonstram limitações quanto à promoção desses encontros, refletindo uma lógica espacial mais segmentada e corporativa. Conclui-se que a configuração dos espaços universitários exerce papel central na dinâmica social e acadêmica, sendo fundamental na promoção de ambientes que fomentem a criatividade, a colaboração e a construção coletiva do conhecimento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63370 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Carolina de Mesquita Gouveia Lins.pdf | 17,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons