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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63375
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CRUZ, Fatima Maria Leite | - |
dc.contributor.author | ARENAS, André Henrique Castelo Branco | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T18:41:11Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26T18:41:11Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-21 | - |
dc.identifier.citation | ARENAS,André Henrique Castelo Branco.OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CAMINHOS FORMATIVOS NO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES.2025.TCC Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63375 | - |
dc.description.abstract | RESUMO Este trabalho de conclusão de curso (TCC) aborda a avaliação da aprendizagem como um dos elementos centrais no processo educacional e pretendeu investigar a transição de paradigmas avaliativos tradicionais para abordagens mais formativas e reflexivas, inclusive, em exames de larga escala como o ENEM. O estudo destaca os princípios que fundamentam a avaliação da aprendizagem para promover uma prática educativa significativa e alinhada ao desenvolvimento integral dos alunos, conectada com as práticas do cotidiano social. A pesquisa defende a utilização de gêneros textuais nos processos avaliativos como um caminho formativo, que favorece a construção do conhecimento, a expressão de ideias, a argumentação crítica e a consolidação da aprendizagem. Em contrapartida, o trabalho critica os processos de avaliação da aprendizagem no contexto educacional brasileiro que, muitas vezes, são padronizados e seguem uma estrutura tradicional enrijecida, com a exclusividade do gênero textual "prova". A pesquisa aponta a necessidade de superar a simples notação pontuada como forma de avaliação, sugere a introdução de instrumentos que ofereçam devolutivas significativas aos alunos que os oriente no reconhecimento de seus erros e acertos, e que valorizem aspectos qualitativos do desenvolvimento. O objetivo final é a construção de uma avaliação mais justa e inclusiva, que não deixe marcas negativas nas identidades dos estudantes. Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Gêneros textuais; Práticas avaliativas; Caminhos formativos. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Práticas avaliativas | pt_BR |
dc.subject | Caminhos formativos | pt_BR |
dc.title | Os gêneros textuais nos processos de avaliação da aprendizagem: caminhos formativos no desenvolvimento dos estudantes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5802427412108479 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0484091401612310 | pt_BR |
dc.description.abstractx | ABSTRACT This final course work (TCC) addresses the assessment of learning as one of the central elements in the educational process and aims to investigate the transition from traditional assessment paradigms to more formative and reflective approaches, including in large-scale exams such as ENEM. The study highlights the principles that underlie the assessment of learning to promote a meaningful educational practice aligned with the integral development of students, connected with the practices of everyday social life. The research defends the use of textual genres in assessment processes as a formative path, which favors the construction of knowledge, the expression of ideas, critical argumentation and the consolidation of learning. In contrast, the work criticizes the processes of assessment of learning in the Brazilian educational context, which are often standardized and follow a rigid traditional structure, with the exclusivity of the textual genre "test". The research points out the need to go beyond simple scoring notation as a form of assessment, suggests the introduction of instruments that offer meaningful feedback to students that guide them in recognizing their mistakes and successes, and that value qualitative aspects of development. The ultimate goal is to build a fairer and more inclusive assessment that does not leave negative marks on students’ identities. Keywords: Learning assessment; Textual genres; Assessment practices; Training pathways. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | CENTRO DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.degree.graduation | LICENCIATURA EM PEDAGOGIA | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC 2 ANDRÉ VERSÃO FINAL.docx (4).pdf | TCC 2 ANDRÉ | 4,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Termo_de_Autorizacao_de_Autodeposito_de_TCC_29_29ANDRE_assinado (1).pdf | termo autorização orientadora | 137,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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