Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63375

Compartilhe esta página

Título: Os gêneros textuais nos processos de avaliação da aprendizagem: caminhos formativos no desenvolvimento dos estudantes
Autor(es): ARENAS, André Henrique Castelo Branco
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Gêneros textuais; Práticas avaliativas; Caminhos formativos
Data do documento: 2-Abr-2025
Citação: ARENAS,André Henrique Castelo Branco.OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CAMINHOS FORMATIVOS NO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES.2025.TCC Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: RESUMO Este trabalho de conclusão de curso (TCC) aborda a avaliação da aprendizagem como um dos elementos centrais no processo educacional e pretendeu investigar a transição de paradigmas avaliativos tradicionais para abordagens mais formativas e reflexivas, inclusive, em exames de larga escala como o ENEM. O estudo destaca os princípios que fundamentam a avaliação da aprendizagem para promover uma prática educativa significativa e alinhada ao desenvolvimento integral dos alunos, conectada com as práticas do cotidiano social. A pesquisa defende a utilização de gêneros textuais nos processos avaliativos como um caminho formativo, que favorece a construção do conhecimento, a expressão de ideias, a argumentação crítica e a consolidação da aprendizagem. Em contrapartida, o trabalho critica os processos de avaliação da aprendizagem no contexto educacional brasileiro que, muitas vezes, são padronizados e seguem uma estrutura tradicional enrijecida, com a exclusividade do gênero textual "prova". A pesquisa aponta a necessidade de superar a simples notação pontuada como forma de avaliação, sugere a introdução de instrumentos que ofereçam devolutivas significativas aos alunos que os oriente no reconhecimento de seus erros e acertos, e que valorizem aspectos qualitativos do desenvolvimento. O objetivo final é a construção de uma avaliação mais justa e inclusiva, que não deixe marcas negativas nas identidades dos estudantes. Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Gêneros textuais; Práticas avaliativas; Caminhos formativos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63375
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 ANDRÉ VERSÃO FINAL.docx (4).pdfTCC 2 ANDRÉ4,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Termo_de_Autorizacao_de_Autodeposito_de_TCC_29_29ANDRE_assinado (1).pdftermo autorização orientadora137,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons