Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63385
Compartilhe esta página
Título: | Da Imaginação à Realidade: Reinventando o bairro do Curado II, Jaboatão dos Guararapes em conjunto com as crianças |
Autor(es): | Melo, Elisa Soares de |
Palavras-chave: | Infância; Cidade; Escuta ativa; Urbanismo Social; Jaboatão do Guararapes |
Data do documento: | 23-Out-2024 |
Citação: | SOARES, Elisa Soares de. Da Imaginação à Realidade: Reiventando o bairro do Curado II, Jaboatão dos guararapes em conjunto com as crianças.. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabalho investiga a importância da participação infantil no planejamento urbano, com foco no bairro do Curado II, localizado em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Por meio de uma metodologia participativa, foram realizadas atividades que envolveram as crianças na análise do espaço urbano, permitindo a coleta de dados sobre as necessidades e percepções desse público. O estudo aborda a falta de infraestrutura e a carência de áreas seguras e acessíveis para o brincar e o convívio, ressaltando como esses problemas afetam o desenvolvimento infantil e o senso de pertencimento. A partir dos resultados coletados, foram propostas diretrizes para intervenções que promovam um urbanismo mais inclusivo e adaptado à realidade das comunidades periféricas. A pesquisa busca evidenciar que, ao escutar as crianças e integrá-las nos processos de transformação urbana, é possível construir cidades que atendam de forma mais eficaz e justa às necessidades de todos os seus habitantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63385 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Elisa Soares de Melo.pdf | 38,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons