Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63385

Compartilhe esta página

Título: Da Imaginação à Realidade: Reinventando o bairro do Curado II, Jaboatão dos Guararapes em conjunto com as crianças
Autor(es): Melo, Elisa Soares de
Palavras-chave: Infância; Cidade; Escuta ativa; Urbanismo Social; Jaboatão do Guararapes
Data do documento: 23-Out-2024
Citação: SOARES, Elisa Soares de. Da Imaginação à Realidade: Reiventando o bairro do Curado II, Jaboatão dos guararapes em conjunto com as crianças.. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho investiga a importância da participação infantil no planejamento urbano, com foco no bairro do Curado II, localizado em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Por meio de uma metodologia participativa, foram realizadas atividades que envolveram as crianças na análise do espaço urbano, permitindo a coleta de dados sobre as necessidades e percepções desse público. O estudo aborda a falta de infraestrutura e a carência de áreas seguras e acessíveis para o brincar e o convívio, ressaltando como esses problemas afetam o desenvolvimento infantil e o senso de pertencimento. A partir dos resultados coletados, foram propostas diretrizes para intervenções que promovam um urbanismo mais inclusivo e adaptado à realidade das comunidades periféricas. A pesquisa busca evidenciar que, ao escutar as crianças e integrá-las nos processos de transformação urbana, é possível construir cidades que atendam de forma mais eficaz e justa às necessidades de todos os seus habitantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63385
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Elisa Soares de Melo.pdf38,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons