Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63385
Comparte esta pagina
Título : | Da Imaginação à Realidade: Reinventando o bairro do Curado II, Jaboatão dos Guararapes em conjunto com as crianças |
Autor : | Melo, Elisa Soares de |
Palabras clave : | Infância; Cidade; Escuta ativa; Urbanismo Social; Jaboatão do Guararapes |
Fecha de publicación : | 23-oct-2024 |
Citación : | SOARES, Elisa Soares de. Da Imaginação à Realidade: Reiventando o bairro do Curado II, Jaboatão dos guararapes em conjunto com as crianças.. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Este trabalho investiga a importância da participação infantil no planejamento urbano, com foco no bairro do Curado II, localizado em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Por meio de uma metodologia participativa, foram realizadas atividades que envolveram as crianças na análise do espaço urbano, permitindo a coleta de dados sobre as necessidades e percepções desse público. O estudo aborda a falta de infraestrutura e a carência de áreas seguras e acessíveis para o brincar e o convívio, ressaltando como esses problemas afetam o desenvolvimento infantil e o senso de pertencimento. A partir dos resultados coletados, foram propostas diretrizes para intervenções que promovam um urbanismo mais inclusivo e adaptado à realidade das comunidades periféricas. A pesquisa busca evidenciar que, ao escutar as crianças e integrá-las nos processos de transformação urbana, é possível construir cidades que atendam de forma mais eficaz e justa às necessidades de todos os seus habitantes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63385 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Elisa Soares de Melo.pdf | 38,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons