Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63385

Comparte esta pagina

Título : Da Imaginação à Realidade: Reinventando o bairro do Curado II, Jaboatão dos Guararapes em conjunto com as crianças
Autor : Melo, Elisa Soares de
Palabras clave : Infância; Cidade; Escuta ativa; Urbanismo Social; Jaboatão do Guararapes
Fecha de publicación : 23-oct-2024
Citación : SOARES, Elisa Soares de. Da Imaginação à Realidade: Reiventando o bairro do Curado II, Jaboatão dos guararapes em conjunto com as crianças.. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este trabalho investiga a importância da participação infantil no planejamento urbano, com foco no bairro do Curado II, localizado em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Por meio de uma metodologia participativa, foram realizadas atividades que envolveram as crianças na análise do espaço urbano, permitindo a coleta de dados sobre as necessidades e percepções desse público. O estudo aborda a falta de infraestrutura e a carência de áreas seguras e acessíveis para o brincar e o convívio, ressaltando como esses problemas afetam o desenvolvimento infantil e o senso de pertencimento. A partir dos resultados coletados, foram propostas diretrizes para intervenções que promovam um urbanismo mais inclusivo e adaptado à realidade das comunidades periféricas. A pesquisa busca evidenciar que, ao escutar as crianças e integrá-las nos processos de transformação urbana, é possível construir cidades que atendam de forma mais eficaz e justa às necessidades de todos os seus habitantes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63385
Aparece en las colecciones: (TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Elisa Soares de Melo.pdf38,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons