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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63389
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Alexsandro da | - |
dc.contributor.author | MELO, July Rianna de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T19:44:50Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26T19:44:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.identifier.citation | MELO, July Rianna de. Alfabetização e letramento: vestígios de práticas de ensino em cadernos escolares do último ano da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63389 | - |
dc.description.abstract | No Brasil, cadernos escolares são raramente usados como fontes de investigação sobre práticas de alfabetização e letramento, especialmente considerando duas etapas de escolarização e diferentes redes de ensino. Esta tese, baseada na falta de exploração acadêmica nessa área, tem o objetivo geral de investigar indícios de práticas de ensino relativas à alfabetização e ao letramento, materializadas nos cadernos escolares de crianças de redes pública e privada, do último ano da Educação Infantil e do 1o ano do Ensino Fundamental. A investigação seguiu uma metodologia de composição, decomposição e recomposição do corpus. Na composição, foram reunidos 88 cadernos utilizados de 2013 a 2019 em escolas do Vale do Ipojuca, no agreste pernambucano. Na sua decomposição, procuramos apreender as dimensões contextuais, paratextuais e composicionais que lhes conferiam significação. Em seguida, na etapa de recomposição, os conteúdos das tarefas foram analisados por meio de abordagens quantitativa e qualitativa, de corte transversal e longitudinal, culminando em quatro estudos. No primeiro, de natureza transversal, examinamos a frequência dos eixos de ensino de alfabetização e de letramento em 59 cadernos. Os materiais da rede privada apresentaram maior frequência de enunciados relativos à alfabetização e ao letramento. Quanto às etapas de escolarização, no 1o ano, a média de enunciados, vinculados aos eixos investigados, foi, em geral, superior à constatada no “Pré II”. No entanto, não foi possível afirmar que a rede de ensino e a etapa de escolarização, por si só, tenham sido fatores preditores dessa diferenciação. Essa análise evidenciou que o eixo da apropriação do sistema de escrita alfabética foi, sobremaneira, privilegiado nos materiais das duas etapas de escolarização e redes de ensino. No segundo estudo, de caráter longitudinal – assim como o terceiro e quarto –, investigamos, quantitativa e qualitativamente, as unidades e as habilidades linguísticas ligadas à alfabetização e ao letramento, preconizadas em enunciados das tarefas para seis crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, acompanhadas por professoras diferentes em cada etapa de escolarização. Nos 17 cadernos analisados, a “letra” e o “texto” contemplaram maior diversidade de habilidades linguísticas, enquanto a “palavra” concentrou o maior número de enunciados. Os resultados indicaram ainda que, das 76 habilidades linguísticas mapeadas, 47 foram comuns às duas etapas, 18 exclusivas do 1o ano e 11 do “Pré II”. No terceiro estudo, investigamos os princípios orientadores das práticas de ensino da alfabetização e do letramento, da mesma professora, do último ano da Educação Infantil ao 1o ano do Ensino Fundamental. Nos quatro materiais examinados, os enunciados relacionavam-se à leitura e à escrita, e estavam fundamentados nos princípios da reprodução gráfica e sonora, no reconhecimento visual, na reflexão sobre estruturas sonoras da língua e na representação gráfica, bem como na composição e na produção. Por fim, no quarto estudo, analisamos continuidades e mudanças nas tarefas de alfabetização e letramento propostas por duas professoras de uma escola particular nos anos letivos de 2014, 2017, 2018 e 2019. Evidenciamos que a permanência de determinadas tarefas não representava resistência à mudança, mas parecia ser condição fundamental para que ela se efetivasse nas práticas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Cadernos escolares | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil e Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento : vestígios de práticas de ensino em cadernos escolares do último ano da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5686420139726043 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2626338170888514 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Au Brésil, les cahiers scolaires sont rarement utilisés comme source d’analyse des pratiques d’alphabétisation et littératie, notamment si l’on considère deux étapes de la scolarisation et les différents réseaux d’enseignement. Cette thèse, basée sur le manque d'exploration académique dans ce domaine, a comme but général l’analyse d’indices de pratique d’enseignement concernant l’alphabétisation et la littératie matérialisées dans des cahiers scolaires des enfants en dernière année de la maternelle et en 1ère année de l’école primaire des réseaux public et privé. L’enquête a suivi une méthodologie de composition, décomposition et recomposition du corpus. Dans la composition, on a réuni 88 cahiers utilisés pendant la période de 2013 a 2019 dans des écoles de la Valée de Ipojuca (Vale do Ipojuca), dans la région agreste du Pernambouc. Dans sa décomposition, on a cherché à appréhender les dimensions contextuelles, paratextuelles et compositionnelles qui leur accordaient de la signification. Ensuite, lors de l’étape de recomposition, les contenus des tâches ont été analysés au moyen des approches quantitative et qualitative de coupe transversale et longitudinale, aboutissant en quatre études. Dans la première étude, de nature transversale, on a examiné la fréquence des axes d’enseignement d’alphabétisation et littératie dans 59 cahiers. Les matériels du réseau privé ont présenté une plus grande fréquence d’énoncés en rapport avec l’alphabétisation et la littératie. En ce qui concerne les étapes de scolarisation, en 1 ère année de l’école primaire, la moyenne des énoncés rattachés aux axes analysés a été supérieure à celle observée en deuxième année de la maternelle. Cependant, on n’a pas pu affirmer que le réseau d’enseignement et l’étape de scolarisation aient été à eux seuls des facteurs prédictifs de cette différentiation. Cette analyse a souligné que l’axe de l’appropriation du système d’écriture alphabétique a été considérablement privilégié dans les matériels des deux étapes de scolarisation et de réseaux d’enseignement. Dans la deuxième étude, de caractéristique longitudinale – ainsi que la troisième et la quatrième -, on a analysé, de manière quantitative et qualitative, les unités et les compétences linguistiques liées à l’alphabétisation et à la littératie préconisées dans les énoncés des tâches élaborées pour six élèves de la maternelle et de l’école primaire, accompagnés par de différents enseignants à chaque étape de la scolarisation. Dans les 17 cahiers analysés, la « lettre » et le « texte » ont touché une plus grande diversité de compétences linguistiques, alors que le « mot » a concentré le plus grand nombre d’énoncés. Les résultats ont encore indiqué que des 76 compétences linguistiques listées, 47 ont été semblables dans les deux étapes, 18 étaient exclusives de la 1ère année de l’école primaire et 11 de l’école maternelle. Dans la troisième étude, on a analysé les principes directeurs des pratiques d’enseignement de l’alphabétisation et de la littératie, chez une même enseignante, de la dernière année de la maternelle jusqu’à la 1ère année de l’école primaire. Dans les quatre matériels examinés les énoncés avaient un rapport avec la lecture et l’écriture et étaient basés sur les principes de la reproduction graphique et sonore dans la reconnaissance visuelle, dans la réflexion sur les structures sonores de la langue et dans la représentation graphique, ainsi que dans la composition et dans la production. Finalement, dans la quatrième étude, on a analysé les continuités et changements dans les tâches d’alphabétisation et littératie proposées par deux enseignantes d’une école privée lors dea années scolaires 2014, 2017, 2018 et 2019. Nous avons souligné que le maintient d’une tâche déterminée ne représentait pas une résistance au changement, mais cela semblait être plutôt la condition fondamentale pour qu’il devienne effectif dans les pratiques. | pt_BR |
dc.description.abstractx | In Brazil, school notebooks are rarely used as sources of investigation on the acquisition of reading and writing skills and their social uses, especially when considering two educational stages and different school networks. This thesis, based on the lack of academic exploration in this area, has the general goal of investigating traces of teaching practices related to literacy and literacy practices, materialized in the school notebooks of children in the final year of Early Childhood Education and the 1st year of Elementary School in public and private institutions. The research followed a methodology of composition, decomposition, and recomposition of the corpus. In the composition phase, 88 notebooks used between 2013 and 2019 in schools in the Vale do Ipojuca, in the Pernambuco outback, were gathered. In the decomposition phase, we sought to understand the contextual, paratextual, and compositional dimensions that gave them meaning. Then, in the recomposition phase, the content of the tasks was analyzed through quantitative and qualitative approaches, using both cross-sectional and longitudinal perspectives, culminating in four studies. The first study, of a cross-sectional nature, examined the frequency of literacy and literacy practice teaching axes in 59 notebooks. Materials from private schools showed a higher frequency of statements related to literacy and literacy practices. Regarding educational stages, in the 1st year, the average number of statements linked to the investigated axes was generally higher than in “Pré II” (Early Childhood Education). However, it was not possible to confirm that the school network and the educational stage alone were predictive factors for this differentiation. This analysis highlighted that the axis of appropriation of the alphabetic writing system was predominantly emphasized in materials from both educational stages and school networks. In the second study, of a longitudinal nature— along with the third and fourth studies—we quantitatively and qualitatively investigated the linguistic units and skills related to literacy and literacy practices, as outlined in the task statements for six children in Early Childhood Education and Elementary School, each accompanied by different teachers at each educational stage. Among the 17 notebooks analyzed, “letters” and “texts” encompassed a greater diversity of linguistic skills, while “words” concentrated the highest number of statements. The results further indicated that, among the 76 mapped linguistic skills, 47 were common to both educational stages, 18 were exclusive to the 1st year, and 11 to “Pré II”. In the third study, we investigated the guiding principles of literacy and literacy teaching practices from the same teacher, from the final year of Early Childhood Education to the 1st year of Elementary School. In the four examined materials, the statements related to reading and writing were based on principles of graphic and sound reproduction, visual recognition, reflection on the language’s sound structures, and graphic representation, as well as composition and production. Finally, in the fourth study, we analyzed continuities and changes in literacy and literacy practice tasks proposed by two teachers from a private school during the academic years of 2014, 2017, 2018, and 2019. We found that the persistence of certain tasks did not represent resistance to change but seemed to be a fundamental condition for its effective implementation in teaching practices. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
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