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Título: Alfabetização e letramento : vestígios de práticas de ensino em cadernos escolares do último ano da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): MELO, July Rianna de
Palavras-chave: Práticas de ensino; Alfabetização; Letramento; Cadernos escolares; Educação Infantil e Ensino Fundamental
Data do documento: 17-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELO, July Rianna de. Alfabetização e letramento: vestígios de práticas de ensino em cadernos escolares do último ano da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: No Brasil, cadernos escolares são raramente usados como fontes de investigação sobre práticas de alfabetização e letramento, especialmente considerando duas etapas de escolarização e diferentes redes de ensino. Esta tese, baseada na falta de exploração acadêmica nessa área, tem o objetivo geral de investigar indícios de práticas de ensino relativas à alfabetização e ao letramento, materializadas nos cadernos escolares de crianças de redes pública e privada, do último ano da Educação Infantil e do 1o ano do Ensino Fundamental. A investigação seguiu uma metodologia de composição, decomposição e recomposição do corpus. Na composição, foram reunidos 88 cadernos utilizados de 2013 a 2019 em escolas do Vale do Ipojuca, no agreste pernambucano. Na sua decomposição, procuramos apreender as dimensões contextuais, paratextuais e composicionais que lhes conferiam significação. Em seguida, na etapa de recomposição, os conteúdos das tarefas foram analisados por meio de abordagens quantitativa e qualitativa, de corte transversal e longitudinal, culminando em quatro estudos. No primeiro, de natureza transversal, examinamos a frequência dos eixos de ensino de alfabetização e de letramento em 59 cadernos. Os materiais da rede privada apresentaram maior frequência de enunciados relativos à alfabetização e ao letramento. Quanto às etapas de escolarização, no 1o ano, a média de enunciados, vinculados aos eixos investigados, foi, em geral, superior à constatada no “Pré II”. No entanto, não foi possível afirmar que a rede de ensino e a etapa de escolarização, por si só, tenham sido fatores preditores dessa diferenciação. Essa análise evidenciou que o eixo da apropriação do sistema de escrita alfabética foi, sobremaneira, privilegiado nos materiais das duas etapas de escolarização e redes de ensino. No segundo estudo, de caráter longitudinal – assim como o terceiro e quarto –, investigamos, quantitativa e qualitativamente, as unidades e as habilidades linguísticas ligadas à alfabetização e ao letramento, preconizadas em enunciados das tarefas para seis crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, acompanhadas por professoras diferentes em cada etapa de escolarização. Nos 17 cadernos analisados, a “letra” e o “texto” contemplaram maior diversidade de habilidades linguísticas, enquanto a “palavra” concentrou o maior número de enunciados. Os resultados indicaram ainda que, das 76 habilidades linguísticas mapeadas, 47 foram comuns às duas etapas, 18 exclusivas do 1o ano e 11 do “Pré II”. No terceiro estudo, investigamos os princípios orientadores das práticas de ensino da alfabetização e do letramento, da mesma professora, do último ano da Educação Infantil ao 1o ano do Ensino Fundamental. Nos quatro materiais examinados, os enunciados relacionavam-se à leitura e à escrita, e estavam fundamentados nos princípios da reprodução gráfica e sonora, no reconhecimento visual, na reflexão sobre estruturas sonoras da língua e na representação gráfica, bem como na composição e na produção. Por fim, no quarto estudo, analisamos continuidades e mudanças nas tarefas de alfabetização e letramento propostas por duas professoras de uma escola particular nos anos letivos de 2014, 2017, 2018 e 2019. Evidenciamos que a permanência de determinadas tarefas não representava resistência à mudança, mas parecia ser condição fundamental para que ela se efetivasse nas práticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63389
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

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