Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63396
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Júlia da Rocha | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Nicole Carruthers | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T20:34:32Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26T20:34:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-26 | - |
dc.identifier.citation | Ribeiro, Nicole Carruthers. LICEU, um novo capítulo no ensino: anteprojeto de intervenção em preexistência para expansão do Conservatório Pernambucano de Música. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63396 | - |
dc.description.abstract | O trabalho consiste na elaboração de um anteprojeto de intervenção para a antiga sede do Liceu de Artes e Ofícios, a partir da proposta de uma extensão do Conservatório Pernambucano de Música, considerando o diálogo antigo-novo na proposição de um novo anexo contemporâneo. O imóvel de valor histórico faz parte do conjunto neoclássico e eclético da Praça da República, junto com o Teatro de Santa Isabel, o Palácio do Campo das Princesas e o Palácio da Justiça, sendo hoje composto por edificação principal, que data de 1880, e um anexo existente e descaracterizado, construído entre as década de 1970 e 1980, em concreto armado e sem relação estética com a preexistência. Para possibilitar a compreensão do objeto de intervenção, o trabalho parte de uma pesquisa histórica, de seu uso ao longo do tempo e processos de salvaguarda, além do levantamento de referências teórico-metodológicas de intervenção contemporânea em preexistência, chegando assim à proposta de uso exposta, que pretende viabilizar sua conservação, a partir de seus atributos, e o integrar ao Teatro de Santa Isabel no âmbito da arte e da música. O projeto desenvolvido busca estabelecer um diálogo com a cidade e com seu entorno imediato, retomando a vocação educacional do imóvel, apresentando e dignificando sua história e construindo um novo capítulo perante a contemporaneidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 154 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio Edificado | pt_BR |
dc.subject | Intervenção Contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Restauro | pt_BR |
dc.title | LICEU, um novo capítulo no ensino: anteprojeto de intervenção em preexistência para expansão do Conservatório Pernambucano de Música | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9508658396395509 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1265847942152792 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work is aimed at the development of a preliminary intervention architecture project for the former headquarters of the local and historical School of Arts and Crafts, based on the proposal for an extension of the Pernambuco Music Conservatory, a music education institution, considering the dialogue between old and new in the proposition of a contemporary annex building. The historically significant building is part of the neoclassical and eclectic ensemble of a public space, the Republic Square, along with its surronding buildings, the Saint Isabel Theater, the Princess’ Fields Palace, and the Justice Palace. Today, the architectural complex consists of its main building, dating back to 1880, and an existing annex, built between the 1970s and the 1980s, using reinforced concrete and lacking any aesthetic relation to the original structure. To enable a thorough understanding of the intervention’s object, the work begins with historical research, examining the building’s programatic use over time and its legal preservation processes, alongside a review of theoretical and methodological references for contemporary interventions in preexisting structures. This groundwork leads to the preliminary project, which aims to ensure its conservation by considering the buidings attributes and integrating it with the Saint Isabel Theater within the realms of art and music. The project seeks to establish a dialogue with the city and its immediate surroundings, reviving the building’s educational vocation, honoring and dignifying its history, and crafting a new chapter within the context of contemporaneity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Nicole Carruthers Ribeiro.pdf | 174,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.