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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63397
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Título: | Entre versos e ritmos : música, identidade e representações da cidade de Caruaru (PE) (1950-1980) |
Autor(es): | SOARES, Hellen Danielly |
Palavras-chave: | Caruaru; Representações; Identidade; Cidade; Músicas |
Data do documento: | 27-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SOARES, Hellen Danielly. Entre versos e ritmos: música, identidade e representações da cidade de Caruaru (PE) (1950-1980). 2025. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este estudo investiga como a música contribuiu para a construção da identidade cultural de Caruaru, Pernambuco. Localizada no agreste pernambucano, a cidade é reconhecida por vários apelidos, como "Capital do Agreste" e "Cidade Princesa", que refletem diferentes aspectos de sua história e cultura. Essas denominações ajudaram a moldar o imaginário coletivo e a percepção pública de Caruaru. Desde a década de 1950, a cidade tornou-se tema recorrente de diversas composições musicais, que narram sua história, aspectos culturais e econômicos, consolidando representações sociais. A pesquisa, que abrange o período de 1950 a 1980, utiliza os conceitos de Roger Chartier, Gilbert Durand e Michel Foucault para examinar como a música funcionou como veículo de identidade cultural e coesão social. Além disso, analisa o papel das rádios locais na disseminação da imagem de Caruaru para além de seus limites municipais. A relação entre a música e a memória da cidade é explorada, evidenciando como as composições reforçaram elementos identitários e culturais, ao mesmo tempo que dialogam com processos históricos e sociais. Inicialmente examina-se as primeiras composições sobre a cidade e como elas se conectaram a momentos históricos, como o centenário de Caruaru, em 1957, quando a música se tornou um instrumento de celebração e memória. Além disso, o estudo investiga o papel fundamental das rádios locais que funcionaram como mediadoras culturais. As composições musicais, analisadas como fontes principais da pesquisa, revelam elementos que conectam a história do baião à trajetória cultural de Caruaru. O gênero, popularizado por Luiz Gonzaga, reflete as transformações sociais e econômicas da cidade e da região. As letras exploram personagens, monumentos e símbolos urbanos que moldam a forma como a cidade é vista. Por meio das análises, o estudo revela como essas composições, somadas ao papel das rádios e aos debates culturais, projetaram Caruaru. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63397 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - História |
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