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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63398

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Título: A pedagogização do meme nos livros didáticos aprovados no PNLD-2021 : criticidade e múltiplas linguagens
Autor(es): OLIVEIRA, Esdras Lima de
Palavras-chave: Livro didático de linguagens; Pedagogia dos letramentos; Semiótica Social
Data do documento: 30-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Esdras Lima de. A pedagogização do meme nos livros didáticos aprovados no PNLD-2021: criticidade e múltiplas linguagens. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta investigação de mestrado tem como objeto de estudo a pedagogização do gênero meme em livros didáticos da área de Linguagens e suas Tecnologias aprovados no PNLD-2021 (Programa Nacional do Livro e do Material Didático). Como objetivo buscamos analisar, no campo teórico-metodológico da Linguística Aplicada, de acordo com os aparatos teóricos que norteiam este trabalho e com as prescrições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a maneira como o meme, sugerido em algumas prescrições e habilidades da BNCC, é pedagogizado no livro didático. Procurou-se observar qual pedagogia dos letramentos (no sentido de Cope, Kalantzis e Pinheiro, 2023) predomina nas atividades didáticas e qual metalinguagem é utilizada (ou não) para explorar as semioses. Com a publicação da BNCC (2018) e a Reforma do Ensino Médio (Lei no 13.415/2017), a prática de ensino e aprendizagem desta modalidade passa a ser pautada no desenvolvimento de habilidades e competências. Dentre as Competências Específicas, é de interesse deste trabalho as Competências 01 e 07 (um e sete), pois prescrevem o estudo do texto a partir do prisma da multimodalidade, e a Competência 02 (dois), que tem por finalidade trabalhar os aspectos socioideológicos do texto. Este trabalho utilizou como aporte teórico as reflexões de Street (1984); Cope, Kalantzis & Pinheiro (2023); Gee (1996) e Rojo (2019) em relação aos estudos dos letramentos; assim como os estudos de Bunzen (2011) sobre práticas de letramento no livro didático. Por meio de uma seleção criteriosa, foram selecionados cinco livros didáticos da área de Linguagens e suas Tecnologias (Objeto 1 do PNLD-2021) como corpus deste trabalho, a saber: + Ação na escola e na comunidade, Ações em linguagens, Da escola para o mundo, Moderna em projetos e Práticas na escola. Todas essas obras do Objeto 1 do PNLD são apresentadas como interdisciplinares e apresentam seis projetos integradores. Com base na Análise Crítica do Discurso e na Gramática do Design Visual, realizamos uma investigação documental do Manual do Professor e do Livro do Aluno de todas as obras selecionadas como corpus deste trabalho. As análises demonstraram que os livros didáticos destacam os modos semióticos e os aspectos socioideológicos prescritos pela BNCC nas Competências específicas 02 e 07 no Manual do Professor. No entanto, há uma expressiva discrepância entre as prescrições do documento regedor e as propostas de atividades com o gênero meme no tocante aos modos de significação. Notou-se também o modo linguístico e verbal como único modo de significação em destaque nas pedagogias de letramento dos livros. Quanto a sua escolarização, depreendemos que a abordagem funcional predomina sobre as propostas de atividades, sendo enfatizadas por seus propósitos sociointeracionais na comunicação entre os usuários da ciberesfera.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63398
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

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