Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63407
Compartilhe esta página
Título: | Percepções de uma comunidade escolar sobre o núcleo de acolhimento psicossocial e pedagógico de Olinda |
Autor(es): | SILVA, Hewertton Henrique Gomes da BEZERRA, Rebeca Ximenes |
Palavras-chave: | Acolhimento escolar; Bem-estar emocional; Suporte emocional e autocuidado; Educação básica; Escola pública |
Data do documento: | 3-Out-2024 |
Citação: | SILVA, Hewertton. Percepções de uma Comunidade Escolar Sobre o Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Pedagógico de Olinda. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente artigo tem como objetivo geral analisar a percepção de uma comunidade escolar da rede municipal de Olinda sobre as ações do Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Pedagógico (NAPP). A fundamentação teórica do estudo é baseada nas perspectivas de bell hooks, Henri Wallon e Martin Seligman, que dialogam sobre a promoção do bem-estar emocional e sua relação com o aprendizado. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, centrada em entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade escolar, incluindo alunos, professores, familiares e profissionais do NAPP. Os resultados indicam que o NAPP tem um impacto positivo nas relações interpessoais na escola, além de contribuir para o autocuidado docente e a aproximação entre escola e família. Entretanto, foram identificados desafios, como a falta de recursos adequados e a necessidade de maior envolvimento da comunidade escolar. Conclui-se que a promoção de um ambiente escolar humanizado e inclusivo é essencial para uma educação transformadora e integral. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63407 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Hewertton_e_Rebeca_-_Percepcoes_do_NAPP_29_assinado.pdf | 417,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons