Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63407
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde | - |
dc.contributor.author | SILVA, Hewertton Henrique Gomes da | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, Rebeca Ximenes | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T22:23:35Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26T22:23:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Hewertton. Percepções de uma Comunidade Escolar Sobre o Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Pedagógico de Olinda. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63407 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo geral analisar a percepção de uma comunidade escolar da rede municipal de Olinda sobre as ações do Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Pedagógico (NAPP). A fundamentação teórica do estudo é baseada nas perspectivas de bell hooks, Henri Wallon e Martin Seligman, que dialogam sobre a promoção do bem-estar emocional e sua relação com o aprendizado. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, centrada em entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade escolar, incluindo alunos, professores, familiares e profissionais do NAPP. Os resultados indicam que o NAPP tem um impacto positivo nas relações interpessoais na escola, além de contribuir para o autocuidado docente e a aproximação entre escola e família. Entretanto, foram identificados desafios, como a falta de recursos adequados e a necessidade de maior envolvimento da comunidade escolar. Conclui-se que a promoção de um ambiente escolar humanizado e inclusivo é essencial para uma educação transformadora e integral. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Acolhimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Bem-estar emocional | pt_BR |
dc.subject | Suporte emocional e autocuidado | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.title | Percepções de uma comunidade escolar sobre o núcleo de acolhimento psicossocial e pedagógico de Olinda | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ARAUJO, Clarissa Martins de | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9445170519526710 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | DPSIE | pt_BR |
dc.degree.graduation | Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Hewertton_e_Rebeca_-_Percepcoes_do_NAPP_29_assinado.pdf | 417,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons