Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63407

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde-
dc.contributor.authorSILVA, Hewertton Henrique Gomes da-
dc.contributor.authorBEZERRA, Rebeca Ximenes-
dc.date.accessioned2025-05-26T22:23:35Z-
dc.date.available2025-05-26T22:23:35Z-
dc.date.issued2024-10-03-
dc.date.submitted2025-05-20-
dc.identifier.citationSILVA, Hewertton. Percepções de uma Comunidade Escolar Sobre o Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Pedagógico de Olinda. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63407-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo geral analisar a percepção de uma comunidade escolar da rede municipal de Olinda sobre as ações do Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Pedagógico (NAPP). A fundamentação teórica do estudo é baseada nas perspectivas de bell hooks, Henri Wallon e Martin Seligman, que dialogam sobre a promoção do bem-estar emocional e sua relação com o aprendizado. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, centrada em entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade escolar, incluindo alunos, professores, familiares e profissionais do NAPP. Os resultados indicam que o NAPP tem um impacto positivo nas relações interpessoais na escola, além de contribuir para o autocuidado docente e a aproximação entre escola e família. Entretanto, foram identificados desafios, como a falta de recursos adequados e a necessidade de maior envolvimento da comunidade escolar. Conclui-se que a promoção de um ambiente escolar humanizado e inclusivo é essencial para uma educação transformadora e integral.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAcolhimento escolarpt_BR
dc.subjectBem-estar emocionalpt_BR
dc.subjectSuporte emocional e autocuidadopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titlePercepções de uma comunidade escolar sobre o núcleo de acolhimento psicossocial e pedagógico de Olindapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAUJO, Clarissa Martins de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9445170519526710pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDPSIEpt_BR
dc.degree.graduationGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Hewertton_e_Rebeca_-_Percepcoes_do_NAPP_29_assinado.pdf417,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons