Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63407

Comparte esta pagina

Título : Percepções de uma comunidade escolar sobre o núcleo de acolhimento psicossocial e pedagógico de Olinda
Autor : SILVA, Hewertton Henrique Gomes da
BEZERRA, Rebeca Ximenes
Palabras clave : Acolhimento escolar; Bem-estar emocional; Suporte emocional e autocuidado; Educação básica; Escola pública
Fecha de publicación : 3-oct-2024
Citación : SILVA, Hewertton. Percepções de uma Comunidade Escolar Sobre o Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Pedagógico de Olinda. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O presente artigo tem como objetivo geral analisar a percepção de uma comunidade escolar da rede municipal de Olinda sobre as ações do Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Pedagógico (NAPP). A fundamentação teórica do estudo é baseada nas perspectivas de bell hooks, Henri Wallon e Martin Seligman, que dialogam sobre a promoção do bem-estar emocional e sua relação com o aprendizado. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, centrada em entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade escolar, incluindo alunos, professores, familiares e profissionais do NAPP. Os resultados indicam que o NAPP tem um impacto positivo nas relações interpessoais na escola, além de contribuir para o autocuidado docente e a aproximação entre escola e família. Entretanto, foram identificados desafios, como a falta de recursos adequados e a necessidade de maior envolvimento da comunidade escolar. Conclui-se que a promoção de um ambiente escolar humanizado e inclusivo é essencial para uma educação transformadora e integral.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63407
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Hewertton_e_Rebeca_-_Percepcoes_do_NAPP_29_assinado.pdf417,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons