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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63433

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Title: Representatividade indígena nos livros didáticos de história do 1ºano do ensino fundamental: avanços e limites.
Authors: SILVA, Camila Iris da
Keywords: Povos Indígenas; Livro Didático; Representatividade; Ensino de História; BNCC
Issue Date: 14-Apr-2025
Citation: SILVA, Camila Iris da. Representatividade indígena nos livros didáticos de história do 1ºano do ensino fundamental: avanços, limites no respeito a diversidade. 2025. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este estudo analisou a representatividade dos povos indígenas nos livros didáticos de História do 1º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma revisão bibliográfica, análise qualitativa e documental. Foram examinados os livros "Da Escola para o Mundo" e "ApisMais História 1º ano", com base nos critérios de conteúdo, perspectiva, diversidade, atualidade, linguagem e imagens. O objetivo deste estudo é analisar como os povos indígenas são representados nos livros didáticos de História do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa busca mapear as obras seguem as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e promovem uma perspectiva que respeite a diversidade cultural e histórica dos povos originários. A metodologia adotada para esta pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica, análise qualitativa e documental dos materiais didáticos. A investigação também se apoia em diretrizes educacionais e referenciais teóricos que discutem a importância da valorização da cultura indígena no ensino básico com autores como Munduruku (2012), Pereira (2022), Alves e Oliveira (2021) entre outros. Os resultados indicam que ambos os materiais didáticos ainda perpetuam estereótipos e representam os povos indígenas de forma superficial, sem considerálos como protagonistas da história brasileira. Conclui-se que é necessário ampliar a perspectiva dos materiais didáticos, incluindo autores indígenas, diversificando as representações culturais e promovendo uma visão mais crítica e atualizada sobre os povos originários no Brasil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63433
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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