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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63458

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dc.contributor.advisorSENA, Sandro Márcio Moura de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Agnes Rafaela Moura de-
dc.date.accessioned2025-05-28T20:30:42Z-
dc.date.available2025-05-28T20:30:42Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Agnes Rafaela Moura de. O problema da corporeidade no interior do pluralismo ontológico heideggeriano. 2023. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63458-
dc.description.abstractUma das marcas mais patentes da filosofia de Heidegger é sua crítica contundente à compreensão do ente humano enquanto animal racional, composto de alma e corpo. Em contraste a esse paradigma tradicional, Heidegger propõe o projeto de compreensão do homem enquanto ente existente, ou Dasein. É na analítica existencial elaborada em Ser e Tempo que o conceito de Dasein encontra seu maior desdobramento. No entanto, salta aos olhos o fato de Heidegger não ter tratado nesta obra o tema da corporeidade — supostamente tão caro à reflexão fenomenológica do ser do ente humano. A falta de uma abordagem direta do tema na maioria dos escritos de Heidegger, e principalmente em Ser e Tempo, foi alvo de inúmeras críticas de filósofos, sobretudo dos franceses. É verdade também, no entanto, que Heidegger, entre os anos de 1959 e 1969, se volta ao tema da corporeidade, refletindo junto de médicos e psicoterapeutas o chamado Leibproblem (problema do corpo). O resultado de quase dez anos de encontros e discussões sobre temas afins à corporeidade resultou nos Seminários de Zollikon. O presente trabalho propõe-se a explorar o tema da corporeidade no interior do pluralismo modal Heideggeriano. Pretendemos mostrar de que maneira o corpo do ente humano se distingue do corpo do ente vivo e do corpo do ente material. Ao final, indicaremos que a proposta heideggeriana, apesar de superar a tradição ontológica da filosofia, cria problemas que ela mesma não chegou a resolver, o problema da unidade dos modos de ser no ente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHeideggerpt_BR
dc.subjectAnalítica existencialpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.titleO problema da corporeidade no interior do pluralismo ontológico heideggerianopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2640646606299446pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4020907438721922pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxOne of the most notable highlights of Heidegger's philosophy is his scorching diatribe against the understanding of the human Entity as a rational animal composed of body and soul. In opposition to this traditional paradigm, Heidegger proposes as project of understanding the human as an existing entity, the Dasein. In Being and Time's existential analysis, the concept of Dasein finds its most valuable unfolding. Nevertheless, it is certainly striking that Heidegger did not address the topic of corporeality in this work — despite its presumed significance to phenomenological inquiries into the being of the human entity. The absence of a direct treatment of this subject in most of Heidegger's writings, and particularly in Being and Time, has drawn significant criticism from philosophers, particularly from the French school of thought. It is also true, however, that between 1959 and 1969, Heidegger turned to the topic of corporeality, reflecting alongside physicians and psychotherapists on what is known as the Leibproblem (problem of the body). The result of almost ten years of meetings and discussions on topics related to corporeality culminated in the Zollikon Seminars. This present study aims to explore the theme of corporeality within Heidegger's modal pluralism. We intend to demonstrate how the body of the human entity distinguishes itself from the bodies of living and material entities. Ultimately, we will elucidate that Heidegger's proposal, despite surpassing the ontological tradition of philosophy, begets problems that it fails to resolve, the problem of the unity of modes of being in the entity.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Filosofia

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