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Título: Percepção de risco e SIG participativo : estudo de caso na EJA Odette Pereira Carneiro, Jaboatão dos Guararapes-RMR (PE)
Autor(es): CRUZ, Victória Regina da Silva
Palavras-chave: Percepção de risco; Vulnerabilidade social; SIG Participativo; Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR); Região Metropolitana de Recife
Data do documento: 21-Fev-2025
Citação: CRUZ, Victória Regina da Silva. Percepção de risco e SIG participativo: estudo de caso na EJA Odette Pereira Carneiro, Jaboatão dos Guararapes-RMR (PE). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A ocupação injusta e excludente das áreas urbanas brasileiras contribui para a intensificação de desastres como deslizamentos e inundações, afetando principalmente regiões de alta vulnerabilidade social. Esses eventos, longe de serem naturais por si só, resultam da interação entre fatores econômicos, políticos e ambientais, expondo comunidades a riscos estruturais. O bairro de Sucupira, em Jaboatão dos Guararapes (PE), exemplifica essa realidade, com urbanização mal planejada em áreas de elevado risco geotécnico e social.Esta pesquisa analisou a percepção de risco dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Odette Pereira Carneiro, em Sucupira, diante de deslizamentos e inundações, e avaliou a eficácia do Sistema de Informação Geográfica (SIG) participativo no mapeamento de áreas vulneráveis e na formulação de estratégias de adaptação. O estudo integra o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), em andamento no município, adotando uma abordagem prática e participativa, com a contribuição ativa dos alunos na identificação de zonas de risco, problemas construtivos, aspectos positivos e desejos comunitários. As análises geoespaciais segmentaram as áreas vulneráveis com base em uso e ocupação do solo, declividade, hiposometria e percepção local. A produção de mapas temáticos evidenciou as zonas mais suscetíveis a desastres e incluiu um mapa de ocorrências com dados da Defesa Civil, gerando subsídios para ações de mitigação. A vertente pedagógica ocorreu por meio de oficina comunitária com atividades como mapeamentos, validação de dados e questionários. A análise espacial revelou fragilidades significativas, como processos erosivos, pavimentação precária e descarte irregular de resíduos. Ao mesmo tempo, destacaram-se potencialidades locais, como a atuação da ONG Mulheres em Ação, que reforça a coesão social e fomenta iniciativas comunitárias. O mapeamento de desejos apontou aspirações por requalificação urbana, sugerindo a necessidade de intervenções integradas que conciliem mitigação de vulnerabilidades e valorização das dinâmicas locais. Os resultados mostram que a combinação entre SIG participativo e metodologia pedagógica foi eficaz na identificação de áreas vulneráveis e no desenvolvimento de estratégias adaptativas, fortalecendo a capacidade de resposta dos estudantes e gerando dados relevantes para a gestão territorial do bairro.
Descrição: 10
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63461
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

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