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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63494

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Título: Economia, saúde e literacia : análise de instrumentos avaliativos e educacionais produzidos na área
Autor(es): FREITAS, Marcelo Victor de Arruda
Palavras-chave: Letramento em saúde; Economia da saúde; Informação e comunicação em saúde
Data do documento: 31-Jan-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FREITAS, Marcelo Victor de Arruda. Economia, saúde e literacia: análise de instrumentos avaliativos e educacionais produzidos na área. 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Apesar do avanço na produção técnico-científica e na criação de canais de disseminação de informações sobre Economia da Saúde, pouco se sabe acerca da percepção dos tomadores de decisão no SUS em relação ao uso dessas informações e pouco tem sido dialogado com a sociedade sobre o seu entendimento, compreensão, significados e implicações em seu cotidiano. Assim, questões sobre economia e financiamento da saúde constituem-se como campo político indispensável de compreensão e atuação social em defesa da saúde pública. A literacia para a saúde pode ser entendida como o conjunto de conhecimentos, competências e capacidades para acessar, compreender, interpretar, aplicar e comunicar as informações em saúde em diferentes contextos visando à ampliação das perspectivas de controle social dos cidadãos sobre as políticas públicas e o papel do Estado e, mesmo no topo da agenda da Promoção da Saúde, ainda carece de estudos que a relacionem com outros campos da saúde, tais como o de economia e financiamento da saúde. Portanto, este estudo analisou instrumentos de avaliação dos níveis de literacia para a saúde e literacia econômica disponíveis na literatura, e o curso “Economia da Saúde para Todos”, através do Suitability Assessment of Materials (SAM), um instrumento de avaliação de materiais educativos em sua versão traduzida e adaptada para o português. Diante das análises, foi possível compreender que os instrumentos avaliativos dos níveis de literacia econômica e literacia para a saúde estão centrados na avaliação da literacia funcional da população; carecem de adequação quanto aos critérios utilizados para avaliar o conhecimento de temas separadamente e não dão conta de avaliar os níveis de literacia em economia da saúde porque estão limitados à identificação, leitura e pronúncia de termos. Após análise com o SAM português e, em comparação com as Diretrizes para avaliação de material educativo no Brasil com foco no letramento em saúde, o Curso Economia da Saúde para Todos foi considerado superior, sendo avaliado como muito adequado para o propósito de formação e informação sobre economia da saúde e financiamento do SUS, embora sejam pontuadas adequações necessárias em algumas categorias de análise que o potencializem em sua proposta formativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63494
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva

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