Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63563
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Gustavo Gilson | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Maiara Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-03T20:17:08Z | - |
dc.date.available | 2025-06-03T20:17:08Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-02 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Maiara Gomes. Discursos docentes e pluralismo religioso no campo curricular: desafios e estratégias na formação e na atuação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63563 | - |
dc.description.abstract | O trabalho intitulado “Discursos docentes e pluralismo religioso no campo curricular: desafios e estratégias na formação e na atuação.” tem como objetivo analisar os discursos que vêm sendo enunciados por docentes em relação ao pluralismo religioso no currículo, com foco nos desafios e nas estratégias mobilizadas por professores em exercício e em formação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa parte de uma abordagem pós-estruturalista, ancorada na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, e adota a combinação de métodos qualitativos e quantitativos para explorar os modos como as diferenças religiosas são tematizadas, silenciadas ou rearticuladas nos processos formativos. A metodologia incluiu um levantamento do tipo survey com 76 participantes e entrevistas semiestruturadas com docentes, sendo a análise orientada pelas categorias de lógicas sociais, políticas e fantasmáticas, conforme proposta da Escola de Essex. Os resultados evidenciam a pluralidade religiosa entre os sujeitos da pesquisa, a insuficiência de espaços formativos sobre o tema e a presença de tensões entre discursos de laicidade, normatividade religiosa e diversidade cultural. A investigação aponta que a articulação entre pluralismo religioso e currículo escolar segue sendo atravessada por silenciamentos, exclusões e antagonismos, mas também por práticas docentes que, ainda que precárias, buscam construir caminhos para uma educação mais plural, democrática e comprometida com os direitos humanos. O estudo contribui para os debates da Sociologia da Educação e das políticas curriculares no Brasil, reafirmando a necessidade de uma formação docente crítica, sensível à diferença e alinhada a projetos de educação inclusiva e emancipatória. | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pluralismo religioso | pt_BR |
dc.subject | Discursos docentes | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da Educação | pt_BR |
dc.subject | Teoria do discurso | pt_BR |
dc.title | Discursos docentes e pluralismo religioso no campo curricular : desafios e estratégias na formação e na atuação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1554605063705058 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5336313595044838 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This undergraduate thesis aims to analyze teachers’ discourses on religious pluralism within the curriculum field, focusing on the challenges and strategies mobilized by school teachers and teacher in formation at the Federal University of Pernambuco (UFPE). Grounded in a post-structuralist approach, the study draws on Ernesto Laclau and Chantal Mouffe’s Discourse Theory and combines qualitative and quantitative methods to explore how religious differences are addressed, silenced, or rearticulated throughout teacher education processes. The methodology involved a survey with 76 participants and semi-structured interviews with practicing teachers. The data were analyzed using the categories of social, political, and fantasmatic logics, as proposed by the Essex School. The findings highlight the religious diversity among the participants, the lack of adequate training on the topic, and tensions between discourses of secularity, religious normativity, and cultural diversity. The study demonstrates that the articulation between religious pluralism and the school curriculum remains marked by silencing, exclusion, and antagonism, while also revealing pedagogical practices that, although fragile, attempt to foster a more pluralistic, democratic, and human rights-oriented education. This research contributes to academic debates in the Sociology of Education and educational policy in Brazil, reaffirming the need for a critical and inclusive teacher education sensitive to difference and committed to emancipatory pedagogical projects. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Sociologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DS) - Departamento de Sociologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Ciências Sociais (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maiara GOMES FERREIRA, CIÊNCIAS SOCIAIS. TCC - versão final.docx (1).pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons