Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63583
Comparte esta pagina
Título : | Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. |
Autor : | QUEIROZ, Luis Ricardo Silva |
Palabras clave : | educação musical; cultura; sociedade |
Fecha de publicación : | 2004 |
Citación : | QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 10, pp. 99-107, mar. 2004. |
Resumen : | Este artigo discute relações entre educação musical e cultura com o objetivo de analisar diferentes dimensões do ensino e aprendizagem da música dentro de uma realidade social. Nessa perspectiva, enfocamos tanto a necessidade de uma educação musical adequada aos valores particulares de um contexto cultural como a possibilidade de uma proposta educacional de ensino da música que possa abarcar diferentes universos musicais. Com base em uma pesquisa bibliográfica em educação musical, etnomusicologia, antropologia cultural e educação em geral foi possível concluir que o diálogo entre educação musical e cultura pode oferecer aos processos de ensino-aprendizagem da música uma base sólida, contextualizada com os valores e significados idiossincráticos de um contexto e com a pluralidade da música de diferentes mundos musicais. |
Descripción : | [Todas as notas de rodapé encontram-se no final do texto] |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63583 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Lingüística, Letras e Artes |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
QUEIROZ. Educação musical e cultura. pp. 99-107 .docx.pdf Acceso restringido | 232,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.