Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63583

Comparte esta pagina

Título : Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música.
Autor : QUEIROZ, Luis Ricardo Silva
Palabras clave : educação musical; cultura; sociedade
Fecha de publicación : 2004
Citación : QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 10, pp. 99-107, mar. 2004.
Resumen : Este artigo discute relações entre educação musical e cultura com o objetivo de analisar diferentes dimensões do ensino e aprendizagem da música dentro de uma realidade social. Nessa perspectiva, enfocamos tanto a necessidade de uma educação musical adequada aos valores particulares de um contexto cultural como a possibilidade de uma proposta educacional de ensino da música que possa abarcar diferentes universos musicais. Com base em uma pesquisa bibliográfica em educação musical, etnomusicologia, antropologia cultural e educação em geral foi possível concluir que o diálogo entre educação musical e cultura pode oferecer aos processos de ensino-aprendizagem da música uma base sólida, contextualizada com os valores e significados idiossincráticos de um contexto e com a pluralidade da música de diferentes mundos musicais.
Descripción : [Todas as notas de rodapé encontram-se no final do texto]
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63583
Aparece en las colecciones: Artigo - Lingüística, Letras e Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
QUEIROZ. Educação musical e cultura. pp. 99-107 .docx.pdf
  Acceso restringido
232,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.