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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63585
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | VELHO, José Rodrigo Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T13:33:31Z | - |
dc.date.available | 2025-06-05T13:33:31Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | VELHO, José Rodrigo Santos. O capital musical e a distinção ao acesso do ensino de música nas escolas brasileiras: reflexões a partir das teorias de Pierre Bourdieu. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 8, n.15, pp. 145-155, jan./abr. 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63585 | - |
dc.description | [Todas as notas de rodapé estão no final do texto] | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo de reflexões com base nas teorias do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930 - 2002), o presente texto discorre sobre o ensino de música no Brasil por uma ótica parcialmente distinta das produções bibliográficas da área de educação musical, tendo como proposta expor algumas reflexões sobre o capital musical, o campo da música e a distinção ao seu acesso no Brasil em especial por meio das escolas brasileiras sendo que parte da produção intelectual de Pierre Bourdieu embasa esse exercício de reflexão que discute o acesso distinto aos bens musicais os quais estão relacionados com a classe social a que determinados indivíduos pertencem. Discorre ainda sobre a herança cultural disposta pelos habitus familiares bem como o circulo social que se pertence ao ponto de identificar uma distinção do acesso a música onde os indivíduos herdeiros de um maior capital social e cultural se diferenciam dos indivíduos pertencentes as classes sociais desfavorecidas por estabelecerem acesso distinto ao capital musical. A promulgação da lei 11.769/2008 a qual torna novamente obrigatório o ensino de música nas escolas brasileiras é refletida no texto como um avanço positivo para o ensino de música no Brasil ao contribuir com o fomento do acesso a música no país por meio das escolas. | pt_BR |
dc.format.extent | pp. 145-155 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | capital musical | pt_BR |
dc.subject | campo da música | pt_BR |
dc.subject | educação musical | pt_BR |
dc.title | O capital musical e a distinção ao acesso do ensino de música nas escolas brasileiras: reflexões a partir das teorias de Pierre Bourdieu. | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2015 | - |
Aparece nas coleções: | Artigo - Lingüística, Letras e Artes |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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VELHO. O capital musical. pp. 145-155.docx.pdf Acesso restrito | 190,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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