Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63585

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVELHO, José Rodrigo Santos-
dc.date.accessioned2025-06-05T13:33:31Z-
dc.date.available2025-06-05T13:33:31Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationVELHO, José Rodrigo Santos. O capital musical e a distinção ao acesso do ensino de música nas escolas brasileiras: reflexões a partir das teorias de Pierre Bourdieu. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 8, n.15, pp. 145-155, jan./abr. 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63585-
dc.description[Todas as notas de rodapé estão no final do texto]pt_BR
dc.description.abstractPartindo de reflexões com base nas teorias do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930 - 2002), o presente texto discorre sobre o ensino de música no Brasil por uma ótica parcialmente distinta das produções bibliográficas da área de educação musical, tendo como proposta expor algumas reflexões sobre o capital musical, o campo da música e a distinção ao seu acesso no Brasil em especial por meio das escolas brasileiras sendo que parte da produção intelectual de Pierre Bourdieu embasa esse exercício de reflexão que discute o acesso distinto aos bens musicais os quais estão relacionados com a classe social a que determinados indivíduos pertencem. Discorre ainda sobre a herança cultural disposta pelos habitus familiares bem como o circulo social que se pertence ao ponto de identificar uma distinção do acesso a música onde os indivíduos herdeiros de um maior capital social e cultural se diferenciam dos indivíduos pertencentes as classes sociais desfavorecidas por estabelecerem acesso distinto ao capital musical. A promulgação da lei 11.769/2008 a qual torna novamente obrigatório o ensino de música nas escolas brasileiras é refletida no texto como um avanço positivo para o ensino de música no Brasil ao contribuir com o fomento do acesso a música no país por meio das escolas.pt_BR
dc.format.extentpp. 145-155pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectcapital musicalpt_BR
dc.subjectcampo da músicapt_BR
dc.subjecteducação musicalpt_BR
dc.titleO capital musical e a distinção ao acesso do ensino de música nas escolas brasileiras: reflexões a partir das teorias de Pierre Bourdieu.pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2015-
Aparece nas coleções:Artigo - Lingüística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VELHO. O capital musical. pp. 145-155.docx.pdf
  Acesso restrito
190,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.