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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63585

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Título: O capital musical e a distinção ao acesso do ensino de música nas escolas brasileiras: reflexões a partir das teorias de Pierre Bourdieu.
Autor(es): VELHO, José Rodrigo Santos
Palavras-chave: capital musical; campo da música; educação musical
Data do documento: 2015
Citação: VELHO, José Rodrigo Santos. O capital musical e a distinção ao acesso do ensino de música nas escolas brasileiras: reflexões a partir das teorias de Pierre Bourdieu. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 8, n.15, pp. 145-155, jan./abr. 2015.
Abstract: Partindo de reflexões com base nas teorias do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930 - 2002), o presente texto discorre sobre o ensino de música no Brasil por uma ótica parcialmente distinta das produções bibliográficas da área de educação musical, tendo como proposta expor algumas reflexões sobre o capital musical, o campo da música e a distinção ao seu acesso no Brasil em especial por meio das escolas brasileiras sendo que parte da produção intelectual de Pierre Bourdieu embasa esse exercício de reflexão que discute o acesso distinto aos bens musicais os quais estão relacionados com a classe social a que determinados indivíduos pertencem. Discorre ainda sobre a herança cultural disposta pelos habitus familiares bem como o circulo social que se pertence ao ponto de identificar uma distinção do acesso a música onde os indivíduos herdeiros de um maior capital social e cultural se diferenciam dos indivíduos pertencentes as classes sociais desfavorecidas por estabelecerem acesso distinto ao capital musical. A promulgação da lei 11.769/2008 a qual torna novamente obrigatório o ensino de música nas escolas brasileiras é refletida no texto como um avanço positivo para o ensino de música no Brasil ao contribuir com o fomento do acesso a música no país por meio das escolas.
Descrição: [Todas as notas de rodapé estão no final do texto]
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63585
Aparece nas coleções:Artigo - Lingüística, Letras e Artes

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