Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63618

Comparte esta pagina

Título : Potencial Biotecnológico de Banana Pacovan (Musa Sapientum) na Produção de Quitosana e Biossorvente por Cunninghamella echinulata UCP 1297 e Aplicação na Remoção de Poluentes Orgânicos e Inorgânicos
Autor : GOMES, Maria das Dores Pereira
Palabras clave : Resíduos agro-industriais; conversão biológica de resíduo; azo-corante; reaproveitamento de água
Fecha de publicación : 19-feb-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : GOMES, Maria das Dores Pereira. Potencial Biotecnológico de Banana Pacovan (Musa sapientum) na Produção de Quitosana e Biossorvente por Cunninghamella echinulata Ucp 1297 e Aplicação na Remoção de Poluentes Orgânicos e Inorgânicos. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Um grande problema que vem sendo causado pelas agroindústrias nos países em desenvolvimento é a gestão de resíduos, cuja eliminação em terra e água são comuns e tornou- se um risco ecológico. Métodos ineficientes e impróprios de disposição de resíduos sólidos, além da recuperação de água, ambos resultam em riscos para a saúde púbica, no desperdício e esgotamento dos recursos naturais. Os resíduos das indústrias agrícolas, surgem como importantes fontes na conversão biológica de energia na produção de biomassa microbiana. Neste sentido, estudos foram realizados com o fungo Cunnighamellla echinulata UCP 1297 isolado da área preservada da Caatinga pernambucana com a finalidade de investigar a produção de biomassa utilizando diferentes concentrações de substratos agroindustriais aplicando um planejamento de 22 (milhocina e farinha de banana pacovan verde). Os resultados obtidos demonstraram a produção de biomassa (11,64g/L) na condição 3 (1% milhocina e 5% farinha de banana pacovan), através de fermentação submersa, obtendo-se quitosana (154 mg/g de biomassa, 15,8% de proteína e 5,8g/L de lipídeos, sendo indicada para ração animal. Importante aspecto foi estudado com a biomassa fungica obtida de cascas de banana pacovan madura, suplementada com milhocina foi obtenção de biossorvente, com baixo custo. A aplicação da biomassa no tratamento de água de rejeito de dessalinizador aplicando um planejamento fatorial completo de 22 , visou a remoção de contaminantes inorgânicos residuais. Os resultados demonstraram que o ensaio 5 (sem agitação + 1% de biomassa+pH8,5) reduziu a salinidade do rejeito líquido de 5,8g/L foi reduzida para 2,5g/L, reduziu sólidos totais de 7,6g/L para 3,4g/L, condutividade de 12,8 para 5,8, dureza de 2.622 para 35,2mg/L, Magnésio de 393 para 3,81 g/L e Cloro 2.632 para 35,2g/L. A avaliação da toxicidade demonstrou que o rejeito do dessalinizador sem tratamento apresentou índice de germinação de sementes de repolho (Brassica oleraceae) de 4,3%. No entanto, o rejeito pós-tratamento com o biossorvente apresentou 99,5% de índice de germinação. Uma nova aplicação da mesma biomassa de C. echinulata foi realizada na remoção do azo corante preto de remazol, observou-se que 2mg/mL de biomassa e pH5 removeu 67% do preto remazol em 1h, quando foi aumentada a concentração de biomassa para 4mg/mL foi removido 70% do preto de remazol em 6h. Os resultados obtidos demonstram o potencial biotecnológico de C. echinulata na conversão de resíduos agroindustriais para a produção de biomassa rica em proteínas, carboidratos e lipídeos, sendo aplicável em ração animal, além do tratamento do rejeito líquido oriundo do dessalinizador, com grande quantidade de contaminantes inorgânicos, permitindo também o reuso para diferentes finalidades, além da eficiência na remoção do azo corante preto de remozal.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63618
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Maria das Dores Pereira Gomes.pdf1,48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons