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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63620

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHELAL, Diogo Henrique-
dc.contributor.authorSOUSA, Jessica Rani Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-06-05T17:07:39Z-
dc.date.available2025-06-05T17:07:39Z-
dc.date.issued2025-02-04-
dc.identifier.citationSOUSA, Jessica Rani Ferreira de. Implementação de políticas públicas em Educação: uma análise da discricionariedade de docentes e diretores escolares em Pernambuco. 2025. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63620-
dc.description.abstractNo âmbito da agência de implementadores de políticas públicas educacionais, pressões por eficiência, transparência, gestão de indicadores e controle dos resultados passam a ser elementos comuns ao exercício profissional de docentes e diretores de escolas, profissionais que compõem a chamada burocracia de nível de rua na prestação de serviços públicos em educação. Em contextos com distintas capacidades estatais de implementação, regras, recursos, rotinas e cultura constituem produto de uma configuração institucional particular criada durante o processo de implementar. Adotando-se uma lente estruturacionista, esta tese admite que haja uma relação de recursividade observada entre essas propriedades estruturantes e a discricionariedade dos profissionais implementadores diretos, fundamental para compreensão dos resultados da política pública. Dessa forma, buscou-se responder à seguinte pergunta de pesquisa: Em um contexto de gestão por resultados, como se configura a discricionariedade de burocratas do nível da rua na implementação da política educacional do estado de Pernambuco? A investigação tomou como objeto de pesquisa uma política pública formalmente integrada a um modelo de gestão por resultados, cujo principal objetivo tem sido a melhoria dos índices educacionais do estado. O design metodológico da pesquisa foi elaborado considerando tal política como um caso único com dimensões de análise incorporadas, dentro uma abordagem qualitativa. O corpus de análise foi constituído por documentos, fotos e depoimentos provenientes de entrevistas semiestruturadas realizadas em dois clusters definidos com base em unidades escolares que registraram, respectivamente, piores e melhores resultados de desempenho mensurados pelo IDEB. Ao todo, foram entrevistados 25 participantes, entre professores, diretores escolares e outros profissionais integrantes da burocracia do nível de rua desse contexto. Para atender aos objetivos específicos de pesquisa, foram realizadas a análise qualitativa documental e a análise temática categorial do conteúdo das entrevistas, além de observação in loco com tomada de notas de campo. A interpretação das consequências das ações por meio do acesso aos respectivos agentes lançou luz sobre práticas e decisões importantes no nível de rua e que reconstituem algumas propriedades estruturantes da política. Com base nas discussões apresentadas e no framework de análise desenvolvido, foi possível elucidar como a discricionariedade emerge como um componente que merece especial atenção dos policymakers na implementação da política educacional do estado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectImplementação de políticas públicaspt_BR
dc.subjectDiscricionariedadept_BR
dc.subjectBurocracia de ruapt_BR
dc.subjectTeoria da estruturaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.titleImplementação de políticas públicas em Educação : uma análise da discricionariedade de docentes e diretores escolares em Pernambucopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1064458312085973pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5268265898312612pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxWithin the scope of the agency of public education policies implementers, pressure for efficiency, transparency, indicators management and control of results have become common elements in the professional practice of teachers and school principals, professionals who make up the so-called street-level bureaucracy in the provision of public education services. In contexts with different state implementation capacities, rules, resources, routines and culture are the product of a particular institutional configuration created during the implementation process. Adopting structurationist lens, this thesis supports that there is a relationship of recursion observed between these structuring properties and the discretion of direct implementing professionals, fundamental to understanding the results of public policy. Thus, we sought to answer the following research question: In a context of results-based management, how is the discretion of street-level bureaucrats configured in the implementation of the education policy of the state of Pernambuco? The investigation took as its object of research a public policy formally integrated into a results-based management model, whose main objective has been to improve the state's educational indexes. The methodological design of the research was developed considering this policy as a unique case with incorporated analysis dimensions, within a qualitative approach. The corpus of analysis consisted of documents, photos and testimonies from semi-structured interviews conducted in two clusters defined based on school units that recorded, respectively, the worst and best performance results measured by the IDEB. In total, 25 participants were interviewed, including teachers, school principals and other professionals who are part of the street-level bureaucracy in this context. To achieve the specific objectives of the research, qualitative document analysis and categorical thematic analysis of the content of the interviews were carried out, in addition to on-site observation with field notes. The interpretation of the consequences of the actions through access to the respective agents shed light on important practices and decisions at the street level that reconstitute some structuring properties of the policy. Based on the discussions and the analytical framework developed, it was possible to elucidate how discretion emerges as a component that deserves special attention from policymakers in the implementation of the state's education policy.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

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