Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63621
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HELAL, Diogo Henrique | - |
dc.contributor.author | BATISTA, Leonardo Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T17:12:36Z | - |
dc.date.available | 2025-06-05T17:12:36Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Leonardo Ferreira. O papel da inovação social nas práticas educacionais orientadas para a aprendizagem transformadora. 2025. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63621 | - |
dc.description.abstract | Como premissa teórica, a cocriação e as articulações institucionais em diferentes contextos educacionais podem apoiar políticas e práticas educacionais influenciadas pela inovação social, considerando as bases epistemológicas e as características que a sustentam. Esta pesquisa apresenta uma perspectiva que inter-relaciona a inovação social com a aprendizagem transformadora, partindo de uma visão ontológica à luz da abordagem freireana, que concebe a educação como um fenômeno autônomo e contributivo para a emancipação dos envolvidos. Para a compreensão dessa dinâmica, percorremos quatro fases, refletidas nos seguintes artigos: o artigo 1 apresenta o portfólio teórico essencial da tese, uma revisão sistemática da literatura sobre a relação entre a educação e a inovação social, representada por um framework; o artigo 2 delimita a pesquisa à aprendizagem, seus desdobramentos bibliométricos e teóricos, que se traduz em um resultado essencial para a dinâmica em pauta; o artigo 3, caso para ensino inspirado nos artigos 1 e 2, buscou uma compreensão empírica da temática junto a uma escola de Cotia/SP, chamada de Projeto Âncora, destacada pela série Destino: Educação - Escolas Inovadoras, do Globoplay; e o artigo 4, por fim, apresenta um estudo de caso que analisa e ajusta os achados junto ao programa paraibano da Escola Cidadã Integral Técnica da Paraíba; em especial, ao modelo da ECIT Professor Bráulio Maia Júnior, de Campina Grande/PB. Os estudos resultaram na proposição de um framework teórico- empírico, baseado na congruência temática entre a educação e a inovação social. O argumento da tese é de que a presença da inovação social no currículo e nas práticas educacionais pode potencializar a aprendizagem transformadora, criando um ciclo contínuo entre inovação social e educação, desde que o contexto favoreça esse tipo de inovação. Metodologicamente, os usos das revisões sistemáticas de literatura, do caso para ensino e do estudo de caso subsidiaram uma análise de conteúdo sob a perspectiva temática de Bardin, em que se adotou o software ATLAS.ti para processamento de dados. Em termos de validade e confiabilidade, apresentamos uma triangulação de atores (alunos, professores e gestão) e de dados (levantamento documental, observação não participante e entrevistas semiestruturadas). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inovação social | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Práticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem transformadora | pt_BR |
dc.subject | Abordagem freireana | pt_BR |
dc.title | O papel da inovação social nas práticas educacionais orientadas para a aprendizagem transformadora | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5104264483857197 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5268265898312612 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Administracao | pt_BR |
dc.description.abstractx | As a theoretical premise, co-creation and institutional articulations in different educational contexts can support educational policies and practices influenced by social innovation, considering the epistemological foundations and characteristics that sustain it. This research presents a perspective that interrelates social innovation with transformative learning, based on an ontological view in light of freirean approach, which regards education as an autonomous phenomenon and a contributor to the emancipation of those involved. To understand this dynamic, we explore four phases, reflected in the following articles: Article 1 presents the essential theoretical portfolio of the thesis, a systematic literature review on the relationship between education and social innovation, represented by a framework; Article 2 delimits the research to learning, its bibliometric and theoretical developments, which result in an essential outcome for the ongoing dynamic; Article 3, a case for teaching inspired by Articles 1 and 2, sought an empirical understanding of the theme with a school in Cotia/SP, called Projeto Âncora, featured in the series Destino: Educação - Escolas Inovadoras on Globoplay; and Article 4 presents a case study that analyzes and adjusts the findings in relation to the Paraiban program Escola Cidadã Integral Técnica da Paraíba, especially the model of ECIT Professor Bráulio Maia Júnior, in Campina Grande/PB. The studies led to the proposition of a theoretical-empirical framework, based on the thematic congruence between education and social innovation. The thesis argues that the presence of social innovation in the curriculum and educational practices can enhance transformative learning, creating a continuous cycle between social innovation and education, as long as the context fosters this type of innovation. Methodologically, the research used systematic literature reviews, case studies for teaching, and case studies, supporting a content analysis based on Bardin's thematic perspective, with the use of the ATLAS.ti software for data processing. In terms of validity and reliability, we present a triangulation of actors (students, teachers, and management) and data (documentary research, non-participant observation, and semi- structured interviews). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Leonardo Ferreira Batista.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons