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Título : O papel da inovação social nas práticas educacionais orientadas para a aprendizagem transformadora
Autor : BATISTA, Leonardo Ferreira
Palabras clave : Inovação social; Educação; Práticas educacionais; Aprendizagem transformadora; Abordagem freireana
Fecha de publicación : 5-feb-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BATISTA, Leonardo Ferreira. O papel da inovação social nas práticas educacionais orientadas para a aprendizagem transformadora. 2025. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Como premissa teórica, a cocriação e as articulações institucionais em diferentes contextos educacionais podem apoiar políticas e práticas educacionais influenciadas pela inovação social, considerando as bases epistemológicas e as características que a sustentam. Esta pesquisa apresenta uma perspectiva que inter-relaciona a inovação social com a aprendizagem transformadora, partindo de uma visão ontológica à luz da abordagem freireana, que concebe a educação como um fenômeno autônomo e contributivo para a emancipação dos envolvidos. Para a compreensão dessa dinâmica, percorremos quatro fases, refletidas nos seguintes artigos: o artigo 1 apresenta o portfólio teórico essencial da tese, uma revisão sistemática da literatura sobre a relação entre a educação e a inovação social, representada por um framework; o artigo 2 delimita a pesquisa à aprendizagem, seus desdobramentos bibliométricos e teóricos, que se traduz em um resultado essencial para a dinâmica em pauta; o artigo 3, caso para ensino inspirado nos artigos 1 e 2, buscou uma compreensão empírica da temática junto a uma escola de Cotia/SP, chamada de Projeto Âncora, destacada pela série Destino: Educação - Escolas Inovadoras, do Globoplay; e o artigo 4, por fim, apresenta um estudo de caso que analisa e ajusta os achados junto ao programa paraibano da Escola Cidadã Integral Técnica da Paraíba; em especial, ao modelo da ECIT Professor Bráulio Maia Júnior, de Campina Grande/PB. Os estudos resultaram na proposição de um framework teórico- empírico, baseado na congruência temática entre a educação e a inovação social. O argumento da tese é de que a presença da inovação social no currículo e nas práticas educacionais pode potencializar a aprendizagem transformadora, criando um ciclo contínuo entre inovação social e educação, desde que o contexto favoreça esse tipo de inovação. Metodologicamente, os usos das revisões sistemáticas de literatura, do caso para ensino e do estudo de caso subsidiaram uma análise de conteúdo sob a perspectiva temática de Bardin, em que se adotou o software ATLAS.ti para processamento de dados. Em termos de validade e confiabilidade, apresentamos uma triangulação de atores (alunos, professores e gestão) e de dados (levantamento documental, observação não participante e entrevistas semiestruturadas).
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63621
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

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