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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63624
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Título: | A aprendizagem colaborativa e a educação problematizadora para um enfoque globalizador |
Autor(es): | RAMOS, Daniela Karine |
Palavras-chave: | Educação problematizadora; Enfoque globalizador; Tipologia de conteúdos de aprendizagem |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | RAMOS, Daniela Karine. A aprendizagem colaborativa e a educação problematizadora para um enfoque globalizador. Cadernos de Pedagogia, São Carlos, ano 6, v. 6, n. 12, p. 105-115, jan./jun. 2013. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo discutir uma perspectiva teórica que amplia a noção de conteúdos de aprendizagem e apresentar a educação problematizadora como orientação metodológica capaz de responder ao enfoque globalizador e possibilitar a aprendizagem de conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. O enfoque globalizador da educação parte do entendimento de que os conteúdos de aprendizagem são meios para o aluno conhecer e responder a questões de sua realidade cotidiana. Assim, a educação problematizadora e a proposição de trabalhos cooperativos possibilitam colocar em prática no contexto escolar o enfoque globalizador. A educação problematizadora parte de situações-problemas, considera os conhecimentos e experiências prévias do aluno, favorece a interação social e a cooperação, envolve não só conteúdos conceituais, mas também procedimentais e atitudinais. |
Descrição: | [Todas as notas de rodapé estão no final do texto] |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63624 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
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RAMOS. A aprendizagem colaborativa e a educação. p. 105-115.pdf Acesso restrito | 265,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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