Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63628

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMANDÚ, Thamyris Mariana Camarote-
dc.contributor.authorFERREIRA, Maria Eduarda Lauriano-
dc.date.accessioned2025-06-05T21:04:41Z-
dc.date.available2025-06-05T21:04:41Z-
dc.date.issued2025-04-07-
dc.date.submitted2025-06-04-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria Eduarda Lauriano. Faces da Pedagogia: Um olhar para a pedagogia empresarial sob a perspectiva de pedagogos em formação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63628-
dc.description.abstractEste estudo objetivou conhecer o que os estudantes de pedagogia da UFPE compreendem sobre a pedagogia empresarial, caracterizando as fontes de conhecimento desses estudantes nessa área. Para base teórica utilizamos autores como Libâneo (2001, 2002), Ribeiro (2003), Silva (2021), Silva e Severo (2020). A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, a partir da resposta de 44 estudantes do curso de pedagogia matriculados no 9° e 10° períodos a um questionário virtual com perguntas abertas e fechadas. As análises revelaram a existência de uma lacuna na formação acadêmica dos estudantes de Pedagogia no que tange ao conhecimento sobre a pedagogia empresarial. Os resultados indicam que, embora a maioria dos participantes já tenha ouvido falar sobre o tema, esse contato ocorreu de forma superficial, muitas vezes restrito a menções breves em sala de aula ou por meio de colegas e docentes. Além disso, um quantitativo significativo de discentes relatou não ter tido qualquer exposição ao tema dentro do ambiente acadêmico, mesmo estando nos períodos finais do curso. É possível perceber certa insatisfação dos estudantes em relação a esta lacuna existente em sua formação inicial, apontando iniciativas individuais de busca sobre o assunto e a indicação de que esse tema seja discutido nas disciplinas do curso, sejam as obrigatórias, ou a criação de componentes eletivos que tratem do tema. Diante desses achados, reforça-se a necessidade de ampliação e aprofundamento das discussões sobre a pedagogia empresarial na formação inicial do pedagogo.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPedagogia empresarialpt_BR
dc.subjectEstudantes de Pedagogiapt_BR
dc.subjectFormação de pedagogospt_BR
dc.titleFaces da Pedagogia: Um olhar para a pedagogia empresarial sob a perspectiva de pedagogos em formação.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7052921166435159pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentCentro de Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_-_Eduarda_Lauariano_VERSAO_FINAL2__.pdf207,28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons