Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63628

Compartilhe esta página

Título: Faces da Pedagogia: Um olhar para a pedagogia empresarial sob a perspectiva de pedagogos em formação.
Autor(es): FERREIRA, Maria Eduarda Lauriano
Palavras-chave: Pedagogia empresarial; Estudantes de Pedagogia; Formação de pedagogos
Data do documento: 7-Abr-2025
Citação: FERREIRA, Maria Eduarda Lauriano. Faces da Pedagogia: Um olhar para a pedagogia empresarial sob a perspectiva de pedagogos em formação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo objetivou conhecer o que os estudantes de pedagogia da UFPE compreendem sobre a pedagogia empresarial, caracterizando as fontes de conhecimento desses estudantes nessa área. Para base teórica utilizamos autores como Libâneo (2001, 2002), Ribeiro (2003), Silva (2021), Silva e Severo (2020). A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, a partir da resposta de 44 estudantes do curso de pedagogia matriculados no 9° e 10° períodos a um questionário virtual com perguntas abertas e fechadas. As análises revelaram a existência de uma lacuna na formação acadêmica dos estudantes de Pedagogia no que tange ao conhecimento sobre a pedagogia empresarial. Os resultados indicam que, embora a maioria dos participantes já tenha ouvido falar sobre o tema, esse contato ocorreu de forma superficial, muitas vezes restrito a menções breves em sala de aula ou por meio de colegas e docentes. Além disso, um quantitativo significativo de discentes relatou não ter tido qualquer exposição ao tema dentro do ambiente acadêmico, mesmo estando nos períodos finais do curso. É possível perceber certa insatisfação dos estudantes em relação a esta lacuna existente em sua formação inicial, apontando iniciativas individuais de busca sobre o assunto e a indicação de que esse tema seja discutido nas disciplinas do curso, sejam as obrigatórias, ou a criação de componentes eletivos que tratem do tema. Diante desses achados, reforça-se a necessidade de ampliação e aprofundamento das discussões sobre a pedagogia empresarial na formação inicial do pedagogo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63628
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_-_Eduarda_Lauariano_VERSAO_FINAL2__.pdf207,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons